terça-feira, 29 de novembro de 2011

Calúnia do Rúbio Negrão


Em momentos conturbados, é sábio calar.

...

Pronto. Agora que já calei, permitam-me passar à Calúnia de hoje.


(Risada gutural.)

Sejemos, como sempre, cinseros e analfas: se o torcedor flamenguista reclama de um pênalti escandaloso não marcado pelo juiz, é “mimimi”, é “chororô”. Se comenta que o time não treina o suficiente nem corre o bastante durante os jogos, é “cornetagem”. Se se assusta com as peripécias bizarras do Conselho Diretor, é falta de flamenguismo elementar...

Soo extremo, mas não exagero. Pelo menos, não muito, pois no Twitter, um jornalista do GE chegou a descer do seu imaculado pedestal só pra me ensinar que não existe roubalheira no futebol brasileiro ponto. E de exclamação! Como se eu tivesse nascido ontem, como se eu não morasse aqui, como se eu orientasse minhas convicções futebolísticas pela grande mírdia.

No meu caso específico, sei que irrito até mesmo monges flamenguistas (sim, existem!) por fazer muitas piadinhas sobre o próprio Flamengo. O famoso “rir de si mesmo”, aparentemente démodé, principalmente nos meios onde não se cultiva o senso de humor. Por mais que o leitor rubro-negro “ria alto”, por mais que diga que “mitei”, sempre ficará a preocupação de que o seu vizinho botafoguense ou vascaíno use aquela mesma tirada contra ele.

Mas o que essa tropa de choque midiática não consegue (ou não quer) perceber é que os torcedores têm direito a manifestar suas opiniões, ou, no mínimo, a fazer uma piada. Seja ela engraçada ou não. Como se não bastasse o Twitter oferecer parcos 140 caracteres, eu só posso utilizá-los para notificar os meus seguidores de que estou entrando no banho? Ou para rasgar seda? Ou para revelar “informações de bastidores”, mais conhecidas como “boatos infundados”? De que vale escrever nos prestigiosos blogs FlamengoNet e Pontapé, se as palavras precisam ser medidas com régua de milímetros?

Por outro lado, como tenho uma formação absurdamente democrática, fruto de uma criação entre gente mais forte e mais agressiva do que eu, consigo compreender os interesses pessoais de cada envolvido no policiamento pela moral e bons costumes na rede. Então, sugiro uma solução pacífica: que os indignados de plantão formulem uma cartilha orientando sobre o que é, e o que não é politicamente correto, para que aqueles da “magnética” (mais conhecida na internet com “internética”) que ainda os levam a sério, possam se portar conforme os ditames de civilidade, e os melhores interesses do Clube ou da grande mídia.

No meu caso específico, o compromisso é sempre com os leitores, que esperam que eu assuma alguma posição, que tome alguma atitude, mesmo que essa seja apenas a ironia. Ora, por ser um cara se emociona até quando ouve o hino nacional rubro-negro, se faço piadinhas, elas são SOBRE o Flamengo, e não CONTRA ele. Não se trata de crime de lesa-pátria. Trata-se, isto sim, de uma... piada! E a única crítica que aceito de bom grado é que ela não teve a mínima graça.

Admito que já cheguei a pensar: “Deixa eu zoar os rivais, que eu ganho mais.” Mas, por acaso é minha a culpa de o nosso time atual servir melhor a um, por exemplo, Vasco, que não ganha nada relevante, mas também não cai pra Série B, do que a um Flamengo?

Pra encerrar, atendendo a inúmeros pedidos, vou quebrar o meu silêncio sofrido sobre o caso do vídeo íntimo do R10. Trata-se apenas de uma opinião. Por favor, não me peçam para elaborar mais a respeito, pois me recuso a compactuar com sensacionalismo barato.

Causou, sim, surpresinha o ocorrido, e achei desmedidas as gozações sobre o embrulho, digo, imbróglio. Uma simples escorregada do P10 não é motivo para se pedir a cabeça do garoto. Que, ao menos, o vídeo sirva de lição para os jovens boleiros que, mais do que nunca, precisam aprender com um craque a arte de bater nas bolas como se fosse com a mão.

Lembro-me de quando eu tinha uns 11 anos. Um colega meu fez xixi nas calças na escola. O tempo passou, esse menino se fez homem, constituiu família, mas até hoje é conhecido entre amigos (e inimigos) como “Fulano Mijão”.

Agora extrapolem vocês mesmos sobre as consequências de um cara mundialmente conhecido aparecer numa internet mundialmente acessada, num vídeo em que NÃO FAZ xixi nas calças.


Duplex Toc Zen

1 - Onandinho Gaúcho

2 - Na verdade, o Zico fazia direto o que fez o R10: Treinava sozinho até mais tarde, sim! Só que com os pés.

3 - Ledo engano: Daqueles que achavam que, por causa do poder econômico, Barcelona e Ronaldinho eram imbatíveis.

4 - A falha do Rodrigo Moledo não foi ter espirrado aquela bola pro R10 fazer o gol: O seu erro foi não ter entrado com os dois pés juntos nas costas do craque rubro-negro. Ou alguém aqui acha que o juiz marcaria pênalti?

5 - Tudo conspirando pra vaga do Mengão na Liberta: Menos a CBF.

6 - Contra o Inter, R11 foi atrapalhado duas vezes pelo juiz: Já não bastava a natureza...

7 - “Oba, gols saindo de montão no Brasileirão!”: Foi o que pensei ao dar uma espiada no Atlético-MG 4x0 Botafogo, ao ver a bolinha da Globo aparecer toda hora no canto inferior da tela. Só depois percebi que era apenas o Daniel Carvalho caindo pela direita do campo.

8 - Quem tem razão?: O Santos, que poupa Neymar, ou o Barça, que escala Messi até contra o Getafe?

9 - Vasco Vice Facts 1: Nós, rubro-negros, que nos orgulhamos de ser Flamengo até morrer, temos que aprender com os vascaínos, que são Vasco a cada segundo.

2º - Vasco Vice Facts 2: O Vasco devia abandonar o futebol, e passar a se dedicar exclusivamente às corridas de velocidade, onde cada segundo é importante.

11 - Vasco Vice Facts 3: “Os últimos serão os primeiros”. Se a recíproca for verdadeira, então o Vasco jamais será o lanterna.

12 - Vasco Vice Facts 4: Em São Januário já existe um movimento para mudar o nome da agremiação de “Vasco da Gama” para o de outro heroico português: “Dom Pedro II”.

13 - Vasco Vice Facts 5: O Vasco pode ter empatado com a La U no primeiro jogo, mas o segundo ninguém tasca!

14 - Vasco Vice Facts 6: A colônia portuguesa no Brasil decidiu homenagear os seus clubes de futebol. Agora, as primeiras filhas que nascerem em cada família se chamarão Lusa, e todos os segundos filhos, Vasco.

15 - Vasco Vice Facts 7: Agora, o Vasco da Gama vai passar a se chamar “Fila de Boate”: sempre alguém passa na frente.

16 - Vasco Vice Facts 8: O Club de Regatas Vasco da Gama tem 113 anos de existência. Ou, pra ser mais exato, 3566008800 segundos.

17 - Vasco Vice Facts 9: Diferentemente de um rubro-negro, na vida de um vascaíno o Vasco jamais estará em primeiro lugar.

18 - Vasco Vice Facts 10: O segundo time de todo rubro-negro é o Vasco.


19 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao):

"Minc prevê que óleo pode chegar em até um mês a praias do RJ." Aí vamos ter que usar detergente como bronzeador.

O q eu já gastei de grana só este ano pra ver o Mengão jogar dava pra comprar um estoque enorme de Engov e Mylanta Plus pros nossos craques.

Segundo a #BibliaDoNerd, o Pecado Original foi todo culpa da Apple.

"Aprovado projeto que eleva salários dos vereadores de R$ 9,2 mil para R$ 15 mil a partir de 2013." É o que eu chamo de roubo dentro da lei.

"Alunos da USP protestam na Av. Paulista." Esses estudantes acham que tem reitoria em todo canto, que nem Mcdonald's...

"Flamengo é o segundo time que mais empata no Brasileirão 2011." Putz! Será que ainda dá tempo de empatar essa disputa?

Deu no Globo.com: "Receita de panqueca leva doce de leite, banana e amendoim." Acho que engordei 2 quilos só de ler isso.

Se Ronaldinho é o R10, Rubinho é o R10º.

A exemplo da última rodada do Brão de 2009, o Mengão viverá uma semana de intensa expectativa. Só que desta vez será pra comemorar um vice.

Esse Fla x Inter foi um jogo de xadrez. E tão emocionante quanto.

O difícil não é mitar. O difícil é mitar, sem imitar.

Vem cá. Esse imbróglio da irregularidade do Diego Souza não seria um esquema do Vasco pra escapar do vice?


"Adriano alega doença e não se reapresenta." Ele sofre do terrível Mal de Custobenefício.


"Jobson visita o Botafogo e será reintegrado." Justo. Esse aí ainda tem muita lenha pra queimar.


Enquanto alguns não têm direito a uma segunda chance, o Jobson se encaminha para a 12a.

E nada mais faço.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Calúnia do Rúbio Negrão


Ando assoberbado de ócio, mas como a Calúnia é de lei, e lei costuma dar cana, vamos a ela.

Sejemos cinseros: tenho andado mais regrado ultimamente. Procuro não dormir depois das 7 da manhã, nem acordar após as 4 da tarde. Isso sem falar que quando aparece algum trabalho que me pague 500 dólares por hora, eu pego. Humilhado, mas pego. Porque agora decidi que quero dinheiro, nem que tenha que trabalhar para isso.

Quero dinheiro, muito dinheiro, pra quando o Flamengo não estiver cumprindo as suas obrigações maritais com a torcida, eu poder curar minhas feridas pensando: “Perdemos do Íbis, mas que se dane! Amanhã vou fechar um negócio de dois milhões, e tá tudo em casa!”

Pois o time do Flamengo está mais velho, porém não mais sábio. Compreendo até que os nossos veteranos, divididos entre as farras homéricas e a atividade esportiva profissional de alta performance, não consigam mais correr. Mas, se assim for, então que ponham a bola para fazê-lo. Como diria Gérson, o Canhotinha de Ouro, quem tem que correr é a bola, não o boludo. Aliás, boleiro.

Ah, mas nem isso. A bola também deve ser chegada à esbórnia, porque a lentidão do time é de dar sono. Ou de tirar o sono. A grande realidade é que hoje assistir a um jogo do Mengão se tornou um troço chato. Emoção pra valer, só a nossa defesa consegue proporcionar.

Não fosse isso ruim o bastante, as aspirações do nosso treinador fecham o ano em conflito com os ideais eternos da torcida. Enquanto esta opta pelo hepta, até quando ele se torna impossível, aquele escolheu a Liberta, mesmo quando o hepta ainda era uma realidade.

Mesmo assim, não acho que o problema do time seja a presença do Luxa no banco, mas sim a sua ausência do mesmo. Afinal, por onde andará aquele treinador estrategista e ambicioso, que um dia foi preferência e referência nacional?

E o nosso time? Sem vergonha? Não creio. O time me parece, ao contrário, sempre tímido e acanhado, sem se aperceber do que e de quem representa em campo.

Isso sem falar do meu desânimo com os nossos indigentes, aliás, dirigentes. Acredito em que gestão chegará quando os flamenguistas dirão, quando provocados pelos arcoirenses: “Sabe com quem cê tá falando, mané? Eu sou Flamengo!”

2011 poderia ter sido pior? Claro: em 2011, o mundo quase acabou! Mas lembrem-se de que ainda pode acabar, caso o Flamengo não consiga a vaga pra Liberta. Por outro lado, só de pensar que podíamos estar no Z4, precisados de 3 pontos nestes dois últimos jogos, já sinto um alívio tremendo. O que me leva a concluir que prefiro ficar pê da vida por não ter ganhado o título a ficar feliz da vida por ter escapado do rebaixamento.

Mas... e quanto a 2012? Será Luxa o treinador ideal? Ele, que adora contratar jogadores (mal)feitos, irá se contentar com jovens promessas orientadas por outros empresários?

Fosse eu o treinador do Flamengo, usaria 2012 para implantar uma renovação ampla, geral e irrestrita. Digo no time profissional, claro, porque nas categorias de base a renovação é bem mais constante, podem acreditar.

Disputaria o Cariocão com uma base experiente, que contaria com Felipe, Alex Silva, Júnior César, Aírton, R10 e TN7, ou coisa que o valha. Nas outras vagas, a garotada, que emprestaria ao time principal alegria, irreverência, velocidade, e vontade de ficar rico. Pra mim, que não frequento a Gávea, Luiz Antônio, Muralha, Galhardo, Diego Maurício e Thomás estão prontos. Prontos não pra ganhar o Mundial da FIFA, mas prontos para tentarem virar jogadores profissionais do Flamengo.

Depois, indo bem no Cariocão, bola pra frente. Indo mal, barraria os medalhões, e vida que segue. Até porque na Libertadores não tem rebaixamento.


Duplex Toc Zen

1 - Ponta firme: O R10 só se recusou a usar a estrela brilhante na camisa no jogo contra o Figueirense porque o Mundial Interclubes lhe recorda o Adriano Gabiru. E pra provar que ele é um cara de palavra, naquela partida a sua estrela não brilhou MESMO.

2 - R10: Enquanto o Barcelona tem Messi, a gente aqui adormece.

3 - Elas por elas: Contra o Atlético-GO, o pênalti no DM, pra mim escandaloso por todos os ângulos, não teria feito a menor diferença no cômputo geral, porque o juiz só o marcaria se também tivesse marcado aquele, questionável, no Marcão. Ficamos no 0x0.

4 - Alex Silva: Veio pra ser o “xerifão”, mas preferiu defender os “fora-da-lei”.

5 - O óbvio urrante: De que adiantam R10, R11 e TN7, sem o G4?

6 - G4 da vida real: Mesmo não conseguindo a vaga pra Liberta, o Flamengo ainda terminará o ano no seleto G4. O G4 dos 4 clubes grandes que jamais foram rebaixados. (Digo 4, porque, este ano, acho que o Cruzeiro roda.)

7 - Mentira deslavada: Depois ainda dizem que o Brasileirão é o campeonato mais difícil do mundo... Como, se no Brasil só há 5 times grandes? E isso se o Cruzeiro não cair! Aliás, esses times tinham que criar o “Clube dos Cinco”, e montar um campeonato brasileiro de verdade!

8 - Tenho dó: Dos secadores paulistas anticorintianos, que terão uma tarefa muito mais árdua do que a dos secadores cariocas antivascaínos.

9 - Mas uma coisa eu garanto: Este ano, Corinthians, Vasco, Botafogo e Fluminense não serão rebaixados!

B - O Cuca finalmente descobriu a sua vocação: Salvar times de Série B... da Série B!

11 - Até parece que a coisa é séria: O fato de o Vasco disputar dois títulos simultaneamente não se denomina “competição paralela”, e sim “realidade paralela”.

12 - Aliás: O Vasco só está se dando bem na Sul-Americana porque os gringos ainda não sabem com quem estão lidando.

13 - Antes tarde do que nunca: Jamais pensei que algum dia a La U me faria sorrir.

14 - Luxa Facts 1: O MEC eliminou 13 fraudes da prova do Enem, mas o Luxa não consegue eliminar ao menos uma do time do Flamengo.

15 - Luxa Facts 2: Se o “Projeto Libertadores” falhar, o Luxa já tem outro na manga: o “Projeto Cariocão”.

16 - Luxa Facts 3: Um treinador de renome internacional, que contrata tantos desconhecidos, não deveria descobrir bons jogadores com mais frequência?

17 - Luxa Facts 4: A diferença entre Flamengo e Vasco é que, treinador interino por treinador interino, o cruzmaltino tem mandado melhor.

18 - Luxa Facts 5: E daí que o Luxa adora jogar pôquer? Melhor que boleiro viciado em buraco, e de dirigente que curte Rouba Monte!

19 - Luxa Facts 6: O time do Flamengo joga dessa forma tão burocrática e maçante porque o Luxa ainda acha que um dia voltará a comandar a Seleção Brasileira.


20 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao):

"Kleber assina pré-contrato com o Grêmio." Isso quer dizer que o Grêmio já venceu o pré-leilão.

#PiorQueORicardoTeixeira? Vou ficar devendo.

Minha opinião sobre Fla x Figueira: Zzzzzzzzzz, zzzz zzz zzzz,zzzzz. Zzzzzzz, zzzzzz:zzzzzzz zzz zzzzzzzz zzz zzzz. Zzzzzzzzzzzz zzzzzzz zz.

"Homem com blusa escrita 'sou bêbado' é flagrado dirigindo embriagado." Isso é que é ojeriza a soprar o bafômetro.

Se amanhã o Fla não tiver os fundilhos de chegar pro insignificante Atlético-Go e dizer: "Passa fora, e me dá qui os 3 pontos!", sei não..

Quem curtia porradaria em boates nas noites de sábado, hoje, graças ao UFC, pode vê-las tranquilamente no aconchego do seu lar.

Pro UFC ficar irado de verdade, tem que melhorar o visual dos lutadores, buscando inspiração no Telecatch dos anos 60/70!

"Luxa: ‘Não posso falar que o Fla vai ganhar a vaga na Libertadores.’" Que vaga? Você tinha que estar falando no TÍTULO da Liberta!

Com o futebol que o R10 vem jogando, só vai conseguir vaga na Seleção.

Depois que comecei a usar o Twitter, qualquer gibi com mais de 30 páginas pra mim passou a ser um calhamaço.

Se alguém conhecer algum campeonato mundial de recebimento de SPAM, por favor me avise.

E nada mais faço.´

SABADÃO EM LARANJÓPOLIS COM MENGÃO NEW GENERATION


Por Leila do Flamengo

Sábado cinzento no Rio e a enfadonha ida ao salão já tinha ganho a pauta do dia. Antes, porém, uma olhadinha básica no twitter e lá estava o Arthur (@mengãohepta) anunciando o jogo dos meninos da base. Fla x Flu aqui perto pra ver a garotada da Copinha, não precisei de muito tempo pra chutar o salão pra escanteio. Demorou.

Na ida, nas redondezas da São Salvador, devidamente trajada com o Manto, uma voz grave e alta se dirige a mim sem o menor pudor. O elogio eloquente ao manto, junto com olhares e sorrisos durante o trajeto, já aflorou todo meu orgulho flamengo. Mais adiante, já nas proximidades da floricultura, me deparo com uma cena inusitada, um basset trajado de flu kkk. Gargalhei internamente e pensei, tudo a ver.

Finalmente, lá chegando busquei uma melhor visão do campo, sentando no degrau mais alto da arquibancada. Minhas atenções ficaram divididas entre o jogo e alguns personagens ali presentes, inseridos num agradável ambiente familiar.

Logo abaixo, marido, mulher e filho. Ela rubro-negra, ele tricolor e o filho, claro, Mengão. Não tive como deixar de notar o adjetivo que ela usou ao se referir a ele: "é um desviado".

Encostado em uma das pilastras, vendo o jogo todo de pé, um autêntico rubro-negro que, com sua voz possante, incentivou o time o tempo inteiro. Pensei tratar-se de um integrante de organizada, mas que nada, era "apenas" o Beto, um grande torcedor que faz questão de estar presente e levar seu pequeno consigo. Olha a dupla aí do lado.

Vi o jogo ao lado de uma torcedora e lá pelas tantas fico sabendo tratar-se de nada mais nada menos do que a mãe do Lucas, Jaqueline. Melhor ainda, pois mesmo antes de conhecer o fato, já havia elogiado o jogador. Simpaticíssima, foi emocionante assistir a partida ao lado de alguém que, além de torcedora, é mãe. Sentada depois dela, Vanda, a mãe de outra promessa e autor do nosso gol de pênalti, o camisa 10 Pedrinho (na foto ao lado, a de camisa vermelha é a Jaqueline e a de jaqueta preta a Vanda).

Agora, imaginem vocês o que é torcer pelo Flamengo e por um filho ao mesmo tempo. Até aonde vai a adrenalina e a tensão dessas verdadeiras guerreiras. Sei que eu, mera torcedora, quando abrimos o placar, fiquei com o braço todo arrepiado. Então, toda vez que estiver mega estressada com algum jogo, vou pensar nessas mães flameguistas, que sofrem em dobro e seguram o rojão. Parabéns pra elas.

Sobre o time e os jogadores em si, confesso que fiquei encantada com o futebol do Lucas, pra mim o melhor do jogo. Apesar de ser atacante e finalizador, o que notei é que o Lucas tem algo raro em jogadores dessa posição: visão de jogo. Ele sabe jogar a bola no vazio criando espaços e desconcertando a defesa adversária. Parece um camisa 10 atuando perto da área. Também percebi que raramente perde pra seus marcadores. Quando cai pela ponta, vai pra cima e, com velocidade e bom drible, leva muito perigo ao adversário.

Conversando com a Jaqueline ela me disse que o Lucas já está no Flamengo há 13 anos. Revelou também como foi sofrido o processo de lidar com as lesões. Nos últimos tempos, ele teve uma lesão muscular grau 1, que evoluiu pra grau 2 e chegou a grau 3. Ciente da informação que era apenas o 2o. jogo, após um grande período de afastamento, confesso que fiquei ainda mais entusiasmada com o potencial do jogador.

Em não muito tempo acredito que teremos uma excelente opção vinda da base. Muita calma, no entanto, já que a posição é das mais cobradas e atrai os maiores holofotes. Céu e inferno têm limite tênue nesse caso, mas tal fato também não deve impedir o desenvolvimento natural do atleta. Sou capaz de afirmar que, em 2012, ele já estará preparado pra treinar com o grupo de cima.

Algo que chama a atenção no time é a ausência de volantes botinudos. O time jogou com 3 volantes (formação que não gosto), mas tendo qualidade no passe. A distinção com o profissional não é pequena. Dentre os volantes, me chamou atenção o Vitor Hugo, que passa bastante segurança dentro de campo.

Já no 2o. tempo, incompreensivelmente, o treinador tirou o Lucas pra colocar o Adryan. Logo de início o que se nota não é o futebol, mas sim o cabelo (um moicano loiríssimo) e as chuteiras caneta marca texto. Preocupante demais.

A habilidade do jogador com a bola é diferenciada, mas não foi suficiente pra mudar os rumos da partida. Jogar de forma mais coletiva também não pode ser esquecido. Numa das faltas que bateu, a melhor opção era cruzar e não bater direto. Acredito que o Adryan ainda não está pronto pra subir. Precisa sobretudo de foco, sem o qual seu grande futebol periga ficar diminuído. O técnico também não ajudou ao colocá-lo no lugar do Lucas, como 2o. atacante. Ninguém entendeu nada.

Por falar nisso, nossa promissora base merecia um técnico de melhor qualidade. São erros grosseiros como o descrito e notei que há uma certa deficiência também na organização do time. Apesar das habilidades individuais, nem sempre o time está bem postado em campo. Volta e meia a bola ficava presa em uma das laterais do campo, com o setor completamente congestionado, não resultando em nada.

Por outro lado, chama a atenção como os jogadores jogam com raça, nunca dando uma bola por perdida.

Ao final do jogo, já na calçada, dei de frente com o Lucas e me agradou demais a postura dele. Visivelmente chateado com o empate (na casa do adversário) ele me disse, mas o próximo vamos vencer.


Termino dizendo que depois de assistir a 'new generation', pra mim ficou ainda mais claro que botinudos como o Canelada e Willians estão completamente ultrapassados.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Calúnia do Rúbio Negrão - Especial de 116 anos do Flamengo



Wallpaper ©jurasouza.com

Sejemos cinseros: sei que não desfruto de muita credibilidade por aqui, uma vez que não trabalho, e mesmo quando o fazia, era mais demitido que treinador de futebol.

Mas mesmo assim, mesmo sendo um zero ao quadrado, dei a sorte de ter nascido num país democrático, onde tenho o direito de expressar a minha opinião. Bem, pelo menos dentro dos limites da obediência civil e deste text box onde digito a minha semanal Calúnia.

Portanto, sem mais delongas, vamos à minha opinião. Ei-la: ferrou tudo.

Sim, os rivais fizeram que deixaram chegar, e a gente acreditou. A torcida se uniu, pegou o time no colo, e foi então que começou a sentir um odor azedo e bastante desagradável...

Afinal, a monumental kgada foi culpa de quem? Após uma profunda reflexão e sincera autoanálise, cheguei à conclusão de que MINHA NÃO FOI!

Sem hipocrisia, confesso que pra mim, como colunista, o caos rende muito mais assunto que a ordem. Fosse tudo perfeito no Mengão, minhas Calúnias seriam uma rasgação de seda insuportável. Mas, ao que parece, tal perigo não correrei jamais, porque parece ser do destino rubro-negro viver na corda bamba. Não que eu esteja sendo pessimista. Longe de mim, o pessimismo! Sei perfeitamente que o jogo contra o Coritiba poderia ter sido bem pior. Poderia ter tido mais 5 minutos de duração, por exemplo. Só que até a paciência de um desocupado terminal tem limite!

Cenão vejemos: o futebol não é uma ciência exata. A bem da verdade, nem ao menos uma ciência é. Daí que um Clube pode perfeitamente contratar Thiago Neves e Deivid, e acabar sendo campeão mundial com Luiz Antônio e Negueba. Isso, claro, quando o treinador não faz da obstinação uma verdadeira idolatria.

Futebol, todos sabem, é momento, e vaga cativa no time só mesmo um Zico, um Pelé, um, vá lá, R10 muito a fim de jogo. Quando a equipe “encaixa”, um momento raro e sublime do esporte, o treinador tem mais é que agradecer à sorte, e ir à luta! Deu certo, funcionou? Então não inventa! Vai cuidar de outros assuntos, e deixa o time jogar!

O Vasco, por exemplo. Trata-se de um retumbante catadão, mas um catadão que, milagrosamente ou não, encaixou. O mérito do Cristovão se resume em deixar o que está dando pro gasto em paz. Em time que ganha, não se coloca amigos nem parentes.

Ora, passei a semana passada inteira escrevendo aqui e no Twitter que a volta do R11 não ia prestar. Já não estava prestando antes mesmo da suspensão do dito-cujo! Deu no que deu: todos os times que disputam o Brasileiro 2011 já aprenderam a jogar contra nós, contra um esquema engessado, maçante, sem surpresas, sem inspiração, sem vibração, sem flamenguismo, cujas jogadas principais são os chuveirinhos do R10 para a área, ou o TN7 tentando passar por todo mundo, de uma vez e ao mesmo tempo.

Jogamos tão mal, mas tão mal, que os roubos do juiz acabaram se tornando irrelevantes. A gente assiste ao VT, revê os descalabros cometidos pelo árbitro, e pensa: “Putz, pênalti no R10! Ah, mas a gente não merecia marcar um gol agora.” Ou: “Ele não deu o escanteio, mas também, não ia adiantar nada, com essa bolinha que estamos jogando...”

Alguns dirão que o Thomás entrou mal na partida. Foi. Assim como o Renato. Mas quantos jogadores incapazes de envergar o sacro manto tiveram zilhões e mais meia dúzia de oportunidades para tal? Então, por que não um garoto futuroso, e por que não dizer, “presentoso”? Não que Thomás e Muralha sejam uma panaceia para os nossos males, sobretudo os políticos, mas convenhamos que contra o asa-negra Coritiba, no campinho sem gandulas deles, com o juiz deles, com a torcidinha deles, e precisados da vitória, tínhamos que ter nos arriscado um pouco mais. Perder é do jogo, mas com Muralha e Thomás no time, não estaríamos tão indignados.

Pra finalizar este desabafo inócuo, posto que pacífico, deixo uma pergunta: por que sempre que há uma roubalheira escancarada numa partida, tão escancarada a ponto de fazer com que torcedores questionem a probidade do certame, logo surge uma tropa de choque para policiar opiniões, classificando as mais justificadas reclamações de mimimi e chororô? Tudo bem que no Brasil não haja corrupção de espécie alguma, principalmente na CBF, onde o presidente ocupa o cargo somente há uns 450 anos. Mas isso tudo é estranho, e MUITO.


Duplex Toc Zen

1 - Mais seriedade, R10!: Você escapou por um triz de tomar (mais) um cartão amarelo bobo no lance do pênalti contra o Coritiba! (Como não existe roubalheira no Brasil, se o juiz não marcou, é porque não foi, certo?)

2 - Vai entender...: Não são apenas os juízes que carecem de critério. O nosso treinador é outro que adotou o critério de não tê-lo. Léo Moura e Renato vêm jogando mal há meses, mas não saem do time. Já o Thomás, se não arrebentar em 20 minutos, vaza, e ainda leva a culpa.

3 - Luxeleção: Se o nosso professor continuar assim, logo, logo voltará ao comando da Seleção.

4 - Upgrade para a classe econômica: Ao demonstrar pensamento semelhante ao do genial Caio Jr., doravante Luxa Sênior.

5 - Fierro: É o coringa do time. Não joga nada de volante, de lateral, de meia, e ainda pode dar uma de cone no ataque...

6 - Renato Abreu: Para o Luxa, homem de confiança. Para a torcida, homem desconfiança.

7 - “Errei em botar o Thomás”: Se botar o Thomás foi erro, botar Fierro e Renato foi o quê? Suicídio coletivo?

8 - E, a propósito: Quem ganha acima de R$ 200.000,00 por mês não pode errar.

9 - E por falar em roubalheira: Em 2012, precisamos ter alguém de peso trabalhando nos bastidores da FERJ e da CBF. Não para levarmos vantagem, mas para não levarmos desvantagem.

2º - Aviso aos navegantes: Vencer o Universitario foi mole. Quero ver é vencer o Profexô no dia 4/12.

11 - Vasco 5x2 Universitario: Foi gostoso ver peruano se ferrando, só pra variar...

12 - “Montillo para 10 dias”Caso menos grave que o do Léo Moura, que já tá parado há 6 meses.

13 - América-MG 2x1 Corinthians e 2x1 Fluminense: No futebol atual, é tudo “japonês” mesmo! A diferença entre os times é que alguns “japoneses” têm mais história, mais camisa que os outros. O futebol não é mais uma caixinha de surpresas. Virou um contêiner.

14 - Aliás: A palavra “favorito” deveria ser banida do vocabulário esportivo. Fica aqui a sugestão, STJD. E se também quiserem banir os merchans, agradeço.

15 - “Rapaz...Beleza... Mas vc tá precisando urgentemente de umas aulas de português, pqp!!! “Cinseros” ?!?! O que é isso?!?! “Cenão”?!?! Do que se trata, pelo amor de Deus!!!! Para escrever num blog, precisa saber as regras mínimas no português, meu filho...VAI ESTUDAR!!!! E pare de envergonhar a Nação! Saudações rubro-negras!!!” – Vitor Mello: Muito perspicaz, o Vitor. Pena que ele não tenha pegado também o “vejemos” e o “sejemos”... Falta de senso de humor, eu não critico, mas grosseria, sim. Mesmo que eu fosse um semianalfabeto, e não estou afirmando aqui que eu não seja, será que eu mereceria ser escorraçado dessa forma? “Ignorânça” não pode, mas bullying pode?


16 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao):

"Fifa anuncia preço popular na Copa: R$ 44." Mas pra ver o jogo no estádio ou nos telões?

Cada vez eu me convenço mais: não ter noção é uma bênção!

Contra o Coritiba podemos quebrar outra escrita. Só espero que o Luxa não mande a campo um time de analfabetos.

O Renato é nossa asa-negra.

O problema não é acharem que determinada piada é bullying. O problema é acharem que ela é séria. #BrasilSemMauHumor

"Estudantes da USP entram em greve." Prosseguindo na luta por maiores mesadas dos papais.

Perto de mim, o Charlie Sheen passaria no exame do bafômetro.

"PM prende homem apontado como chefe do tráfico." PUTZ! Que susto! Eu li "chefe da Traffic"!

"Oferta agrada, mas Gladiador ainda não fecha." Vamos esquecer essa bobagem de "Kleber Gladiador", ok? O apelido é "Kleber Leiloeiro".

Prenderam o Nem. É, vou me abastecer, porque que o fornecimento deve ficar meio irregular este fim de semana.

O azar do Nem foi ter oferecido propina a um PM, e não a um árbitro de futebol.

Pra que toda a logística pra levar a Seleção pra África só pra meter 2x0 no Gabão? Não podia ter vencido por telefone mesmo?

A CBF preparar a Seleção pra 2014 em jogos do naipe de Brasil x Gabão é acreditar muito na sorte na hora do sorteio das chaves do Mundial.

É incrível, mas o Cesar, do filme "Planeta dos Macacos: A Origem" é muito melhor ator que 90% da galera de "Malhação"!

Ao Flamengo tudo. Ao Arco-Íris, a lei.

A vantagem de as cartas do Brão 2011 estarem marcadas é que a gente tem a certeza de que o campeão será o Corinthians, e não o Vasco.

17 - Especial “Canelada Facts”:

O Renato nunca sai de carro, porque se tirá-lo da garagem, periga perder a vaga. #caneladafacts

O Renato não prestou o vestibular porque ficou com receio de não estar entre os 11 primeiros. #caneladafacts

O depto. jurídico do Fla estuda uma maneira de escalar o R11 mesmo quando estiver suspenso sem que o time perca os pontos. #caneladafacts

Renato foi a musa inspiradora do ex-ministro Rogerio Magri quando este cunhou o termo "imexível". #CaneladaFacts

O sonho do Renato era ser o Monte Everest, só pra ser eternamente escalado. #CaneladaFacts

O Renato desistiu de aprender bateria porque errava muito na marcação. #CaneladaFacts

O Renato quando vai ao cinema, assiste ao filme em pé. #CaneladaFacts

Quando jovem, o Renato fez questão absoluta de servir ao exército só pra não ser reservista. #CaneladaFacts

O Renato se recusa terminantemente a se aposentar só porque essa palavra termina em "sentar". #CaneladaFacts

A FIFA estuda aumentar o número de jogadores de cada equipe para 12 só pro Renato não ir pro banco. #CaneladaFacts

O Renato odeia bossa nova porque não aceita tocar violão sentado num banquinho. #CaneladaFacts

Se o Renato tivesse vivido nos EUA dos anos 50, ele teria feito parte da equipe do Eliott Ness: os Intocáveis. #CaneladaFacts

O Renato Abreu é o único que tem uma cativa pra assistir ao jogo de dentro de campo. #CaneladaFacts

O Renato não gosta de fechar nem porta de geladeira, que é pra não ficar de fora. #caneladafacts

O Renato paga todas as suas contas via internet só pra não ter que passar no banco. #caneladafacts

Quando se aposentar daqui a 6 anos, o Renato vai atacar de MC só pra continuar soltando o pancadão. #caneladafacts

O "gênio" que contratou R11 tinha q ter percebido que jogador q usa o mesmo cabelo há 20 anos ñ tem 1 pingo de criatividade. #caneladafacts

Se o Renato fosse um eletrodoméstico seria uma enceradeira ou #caneladafacts

Qualquer pessoa pode passar a senha da sua conta bancária pro Renato porque ele é o maior homem de confiança do Brasil. #caneladafacts

Quando garoto, o Renato se esforçava pra tirar 10 em todas as provas só pra ser o queridinho do professor. #caneladafacts

Por incrível que pareça, o Renato ainda não sabe ver horas. É por isso que ele chega sempre atrasado. #caneladafacts

O máximo que o Renato consegue ter de talento é o "lento". #caneladafacts

E nada mais faço. Mas fico imaginando se fizesse.