quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão

Antes da traulitada do Flamengo no Botafogo da quarta-feira retrasada, como que prevendo a classificação do Mais Querido do Mundo (by Conmebol) para as semifinais da Copa do Brasil, Mauro Neves, o @FlanaticoRN10, batia um papo apaixonado e muito ilustrativo com a Leila do Fla, a @Unabomber_Fem no Buteco do Flamengo. Falavam, ou melhor, escreviam sobre um tema que, para muitos, parece esgotado, mas que para mim (e, aparentemente, também para os nossos dois protagonistas) ainda pode render muita encheção de linguiça para estas enganations que publico semanalmente.

Escrevia o Mauro: “Respeito muito quem defenda os pontos corridos, nem quero entrar na discussão no momento, mas o clima de um jogo mata-mata nem se compara com um jogo importante dos pontos corridos... Mata-mata é pra quem tem coração forte, só os fortes aguentam. Pontos corridos é aquela lenga-lenga, com algumas e poucas emoções.”

Ao que a Leila ratificou na bucha: “Não dá pra comparar, Mauro! Adoro mata-mata, é matar ou morrer, o jogador tem que deixar tudo em campo, dar 110%... Um campeonato que não tem final... gosto não... futebol é emoção!”

Mauro: “E o pior é que um dos argumentos dos defensores dos pontos corridos é a tal da justiça. Confesso que não consigo entender. O futebol só é maravilhoso por não ter justiça alguma, não é pra ser justo, e sim pra causar surpresas.”

Leila: “Exatamente, Mauro! Penso igual.”

Sejemos cinseros e analfabéticos: eu não citei as opiniões dos meus queridos parceiros só pra ocupar o espaço da Calúnia sem fazer esforço. Citei-as porque se trata de um tema pulsante, uma vez que neste momento o Flamengo disputa duas competições de critérios diferentes: uma delas, a chata, em que nada mais almejamos, o sistema é o de pontos corridos, enquanto a outra, a legal, em que temos chances reais de título e de vaga na Libertadores, adota o mata-mata.

Cenão vejemos e erremos: de que justiça, afinal, se fala quando se defende o sistema de pontos corridos? Seria da justiça coerente ministrada pelo STJD? Da justiça criteriosa dos árbitros? Da justiça cruenta do gol da derrota tomado aos 51 minutos do segundo tempo? Da justiça canalha de não zerar os cartões amarelos dos jogadores que já disputavam a Copa do Brasil ao introduzir novas equipes no certame? Ou da justiça conivente dos efeitos suspensivos? 

Ora, o futebol não é justo, da mesma forma que a vida não é justa. Não é justa a FIFA, a CBF, o STJD, o IPTU, o DPVAT, o ICMS, a CPMF, o IPVA, a PQP! A própria JUSTIÇA não é justa!

A F1 seria justa, quando um motorista dirige um motor Renault, e outro, um Cosworth? O atletismo seria justo, quando um saltador usa uma vara PacerFX, e outro, uma Seedorf29? Então por que justo o futebol devia ser?

O esporte em geral, e o futebol em particular, estão repletos de circunstâncias, conjunturas e contextos: um atleta é mais capaz ou tem mais sorte ou está num dia melhor ou defende uma equipe mais forte que o outro. Da mesma forma, o sistema de disputa de uma competição nada mais é do que outra circunstância, conjuntura e contexto, que antes de ser justo ou injusto, é apenas e tão somente circunstancial, conjuntural e contextual. 

Meus leais detratores: no esporte, como na vida, nem sempre os contendores têm direito às mesmas armas.

De modo que sou, pelo menos até que algum detrator aniquile meus argumentos num rápido comentário, totalmente a favor do mata-mata, até porque quando um time sai da disputa pelo título, ele simplemente vaza da bagaça, sem ficar assombrando torcidas e adversários até o fim do campeonato.


Duplex Toc Zen

1 - Só pra não perder o hábito: Chamem o Mano Menezes do que quiserem, menos de Capitão, porque capitão é o último a abandonar o navio.

2 - E parem de encher meu saco! Já disse que time grande não cai, pô!: Podem checar nos anais do futebol mundial pra ser se algum time grande já caiu!

3 - Cravo seco que nas semifinais da Copa do Brasil prevalecerão os clubes de vermelho e preto, e vou além: O campeão também será rubro-negro.

4 - E o Vasco realizou um velho sonho, e finalmente conseguiu compartilhar do nosso status de DCF: Só que o cê deles é de “cair”.

5 - Caio Jr. no Fluminense e Adilson Batista no Vasco: Aí já não é mais tentar se salvar da Série B, mas planejá-la com muita antecedência. 

6 - Aliás, sempre achei o Vasco muito estranho: Onde já se viu um time português não ter bigode grosso?


7 - Vai entender vascaíno...: Os caras elegem Dinamite, e depois reclamam de que o time é que é uma bomba. #TrocadalhoDoCarilho

8 - Já que o Vasco não consegue mais o segundo...: O jeito é conseguir a segunda mesmo.

9 - Informação de segunda, digo, primeira mão: No fim do ano, o Vasco deixará de ser o Gigante da Colina, e passará a ser o Gigante da Marquise.

40.000.000 - Amigo vascaíno, fica sussa porque cair é do jogo: O problema é que ser sacaneado por dezenas de milhões de rubro-negros não é.

11 - Moralização do futebol: Com a febre de quitações de débitos que se alastrou pelos clubes, parece que o Fluminense finalmente decidiu pagar sua Série B.


12 - O jovem vascaíno pode estar sendo muito zoado pelos colegas na escola, mas pelo menos terá uma vantagem: Vai ficar fera em matemática.

13 - E a torcida vascaína se prepara pra heroica arrancada final: O Portuga aqui do boteco, por exemplo, já arrancou todos os cabelos do lado esquerdo da cabeça.

14 - E antes que eu me esqueça: Entre os excelentes Walter e Paulinho, prefiro o rubro-negro, que está em forma.

15 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

A única coisa grande no Botafogo é do Seedorf. @thierry_fla Há 16 anos o botafogo não vai pra libertadores. O botafogo é "time grande"?

Se o real Madrid oferecer o CR7 pelo Paulinho, no pau a pau, NÃO TROCO!

O Alexandre é Pato, mas o Hernane é quem manda o bico.

Não tô perseguindo o Cazedú, não. "Cazumbi" EXISTE! "Cazumbi": substantivo masculino. alma do outro mundo; espírito, fantasma, zumbi

Verdade que tem botafoguense tentando minorar A PORRADA NA CARA que levaram ontem citando CARIOCÃO?

Já tô querendo pegar o Goiás nas semis, porque pra tomar 3 gols do Lixo da Gama tem que ter uma defesa horrorosa.

O Vasco brigou até o último minuto. Brigou com a bola.

Bem que o Dorival chegou a pensar que tinha encontrado um Thalesmã...

"O Vasco acaba de perder R$ 800.000,00 de premiação. A CEDAE vai ter que esperar..." - @lavfilho

Agora só falta o Vasco conseguir se livrar da Série B, porque hoje já conseguiu se livrar de pegar o Mengão numa semifinal.

Sorte do Vasco que Copa do Brasil não tem Série B.

Pô, não dá nem pra um cidadão de bem passar a noite sacaneando Vasco e Botafogo que logo aparece um arcoirense pra encher o saco.

Pô, arcoirenses! Parem de encher meu saco! VÃO VER SE EU TÔ NA SÉRIE B!

Aê, vascaídos: vão ver se eu tô na marquise!

Machucado, Walter ficará de fora do 1º jogo contra o Mengão, mas tá feliz da vida porque adora fazer rodízio com outro jogador.

O Mengão está sempre na vanguarda, e hoje a vanguarda é voltar ao passado, jogando com ponta e centroavante clássicos: Paulinho e Hernane.

Engana-se quem acha que os jogadores do Fla evitam contato com os da Lusa por medo de contusão.
É pros caras não pedirem grana emprestada.

É, a Portuguesa é um time encardido mesmo, a começar pela camisa, que parece ter sido lavada com água sanitária.

Marquise é pros fracos. ‏@marconovanta O vasco caiu da ponte.

Eu sei que é pensar pequeno, mas tô abrindo uma gelada aqui pra comemorar a derrota do Asco Cagama.

A única solução pra salvar o Vasco da degola iminente é o triunvirato Joel Santana - Carlos Alberto Torres - Cuca.

O Vasco ainda tem chances matemáticas de se salvar da degola: se 1+1 deixar de ser 2.

Se hoje é o Dia do Flamenguista, os outros 364 seriam o quê? O Ano do Rubro-Negro?

Pro jogo contra o Flamengo, o Walter não estará 100%. Na melhor das hipóteses, o Goiás terá um Walter 100kg.

Liga não, Dorival: aqueles que te fizeram cair ainda cairão algum dia.

Como o Joel não quer papo, sugiro ao Vasco um treinador ponta firme, macho, e que não corre da raia: Mano Menezes.

O Vasco disputou a Série A com treinador de Série B, e agora periga disputar a Série B com treinador de Série A.

Eu diria que hoje o Vasco é menor até que o Botafogo.

Aê, Felipão: pra CBF ter o Diogo Costa, nem vendendo a Granja Comary.

BOMBA! PAREM AS MARQUISES! "Adilson Batista é apresentado e confia: 'O Vasco vai permanecer'"

Após naturalizar Diego "Costa", o próximo alvo da Espanha deverá Walter "Barriga" e Alex "Cabeção".

Confirmado: Vanderlei Luxemburgo não é mais treinador.
Nem do Fluminense.

Como o Walter não tá conseguindo bater na bola, hoje bateu uma feijoada mesmo.

"Sem roubo não é Flamengo", e com fair play não é Goiás.

Deitamos e rolamos no Goiás.

E nada mais faço.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão

Aviso: esta Calúnia contém spoilers.

Sejemos cinseros e analfabéticos: sempre fui, e me achei, uma pessoa bastante ponderada, do tipo que sabe que quando cai no chão desmaiada, é hora de parar de beber. De modo que não consigo compreender a razão de jogadores que “já caíram no chão desmaiados” continuarem a trotar pelos gramados, como se ainda não tivessem feito quatro ou cinco independências financeiras no exterior. 

Cenão vejemos e erremos: como meus leais detratores estão mais cansados que o Cazedú de saber, sou um vagabundo dado como caso perdido, pelo simples fato de não curtir grana. Podem me oferecer emprego como presidente da Apple, que não vai rolar. Agora, mesmo daqui do alto da minha irrecuperabilidade devidamente comprovada pelo laudo de um psiquiatra do SUS (que, ao contrário de mim, gostava MUITO de grana), eu teria vergonha de me arrastar em campo como uns e outros ex-jogadores de futebol por aí.

Mas fazer o quê? Boleiro é um tipo engraçado, pra não dizer desgraçado. Enquanto os da nova geração têm preguiça até pra vestir um chinelinho, os da velha querem porque querem fazer hora extra, esticando suas carreiras para muito além dos 30 e tantos anos.

Não sei se do nível rasteiro do futebol nacional ou do pavor que a garotada tem de assumir responsabilidades ou do agente que trafica o atleta acabado é a culpa, mas o azar é todo do torcedor, que invariavelmente chega afônico à metade do primeiro tempo de jogo por causa de tentativas infrutíferas de despertar os cínicos cazumbis que desfilam trajando o uniforme do seu time.

Não quero citar nomes aqui porque tô com preguiça. Encher linguiça cansa. Estamos em estado de graça pela Copa do Brasil de ontem à noite, mas creio que qualquer um que tenha estômago para acompanhar o nada emocionante Brasileirão 2013 sabe perfeitamente a quem me refiro: àquele atleta que perde mercado lá fora, declara amor eterno ao clube que o revelou, e retorna ao Brasil pra jogar pelo rival. A esse tipo, deixo um generoso conselho, posto que não o merece: pendure as chuteiras (no caso de zagueiro, as ferraduras) enquanto ainda tem um nome a zelar, antes que se transforme num nome a limpar. Enquanto ainda não está completamente desenganado para a prática do esporte bretão, cada vez mais brutão. Enquanto ainda consegue deitar e rolar nas peladas que rolam por estas plagas. Enquanto ainda veste a camisa de um clube com alguma projeção. Em resumo, enquanto ainda consegue enganar os incautos.

Saber parar é mais que bom. É um dom.

E por tudo o que escrevi sobre o jogar da toalha, dedico esta Calúnia ao Juan, Negueba, Carlos Eduardo e Digão.

Para finalizar, eis os temíveis spoilers: este ano o Vasco será rebaixado de novo, e o Botafogo até irá pra Libertadores, mas não arrumará nada.


Duplex Toc Zen

1 - Fatalidade é...: O Júnior César não poder jogar contra o Flamengo por força de contrato, e seu substituto, um jovem imberbe e desconhecido, acertar um chute espírita, inacreditavelmente calibrado, apesar de desferido enquanto totalmente desequilibrado.

2 - Eis a prova de que o Atlético-MG sujou o nome da Libertadores: Botafogo, Goiás, Atlético-PR e Vitória disputam vaga pra próxima edição do certame.

3 - Tô feliz em saber que não sou “torcedor coxinha”, porque não cometo o despautério inqualificável de assistir aos jogos do Flamengo sentado (onde já se viu tamanho absurdo!): Eu assisto deitado mesmo.

4 - E o pau que o Mengão deu na cachorrada ontem ganhou proporções homéricas: Porque enquanto pra nós era só Copa do Brasil, pros chorões era Copa do Mundo.

5 - “Contra o Goiás, pela Copa do Brasil, Vasco deverá poupar titulares”: Poupar da humilhação. 

6 - Para permanecer na elite nacional, o Vasco só depende de si: De “si” ligar na parada.

7 - Finalmente entendi a razão de o Twitter estar infestado de vascaínos: É que lá a probabilidade de o Vasco ser rebaixado cai para 99%.

8 - Segundo o matemático Lee Oswald de Souza, pro Vasco se livrar da Série B não adianta só fazer conta: Agora, tem que fazer de conta.

9 - Não sei por que os vascaínos reclamam tanto do Roberto Dinamite: Ele foi o primeiro presidente em muitos anos que conseguiu fazer o Vasco deixar de ser vice!

B - Pros vascaínos, a ficha já caiu: O time irá em seguida.

11 - O litígio do Elias com o Sporting não me preocupa, porque a FIFA vai resolvê-lo: O que me preocupa é quem irá resolver o litígio do Gabriel com a bola.

12 - E o Seedorf querendo dar uma de Ronaldinho Gaúcho?: “En wat is de Botafogo Botafogo.”

13 - Hernane, 35 gols. Léo Moura, 31 anos: Não seria bem melhor assim?

14 - Agora, como o artilheiro do Brasil em 2013, Hernane ganhou moral: Moral pra ser vendido.


15 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

“RNT (Rapaz que Nunca Trabalhou?)” – Cabra Koxinha, BUTECO DO FLAMENGO

Quando o bicho pegar na final da Copa 2014, não serão Fred nem Oscar os machos a botar a bola dentro do gol. A Seleção precisa do Hernane!

A única chance deste time do Vasco não cair é colocar uma camisa do Mengão nos caras.

Pô, Dorival! Tá na hora de botar o Edervásio e o Peternelson em campo, carai! Acorda, mané!

O problema não vai ser o Vasco caindo pra Série B. O problema vai ser a legião de torcedores caindo da marquise.

COMUNICADO À NAÇÃO VASCAÍNA: Suicídio coletivo amanhã, às 9h 30min no Corcovado. Entrada franca.

O Vasco tem chances matemáticas de permanecer na Série A. O que não tem é time.

@CarlinhosVasco: #PartiuMarquise

"Vasco já assumiu a vice-lanterna?" - Villa, BUTECO DO FLAMENGO

"Jayme iguala vitórias de Mano no Fla em menos da metade dos jogos."
E menos da metade do salário.

"Jayme iguala vitórias de Mano no Fla em menos da metade dos jogos."
Com o dobro da hombridade. - @sergiomrvieira

Joga no lugar de quem? ‏@TozzaFla Bom esse John Dodson hein...

Esse time do Atlético é violento e descompensado. Ou seja, a cara do Cuca.

O Galo quer ganhar o jogo no cacarejo, digo, no grito.

A vitória do Atlético-MG sobre os reservas do Flamengo encheu o time mineiro de confiança numa vitória sobre o Bayern no Mundial da FIFA.

Do jeito que as coisas andam, 40 pontos vão dar e sobrar pra não cair. #ValeuVascão #ValeuCriciúma #ValeuPonte #ValeuNáutico

Esse Dorival é burro bagarai... Pô, bota o Jeimisdin pra cair pela direita, e mete o Chuenlái forçando em cima dos zagueiros!

Não é por nada não, mas o que o Mengão vai fazer com a cachorrada hoje vai deixar o Instituto Royal envergonhado.

Daqui a pouco, vai entrar em campo no Maraca a carrocinha com 11 laçadores.

E o Botafogo já venceu o primeiro duelo da noite: o da camisa mais feia.

Agora vamos mostrar pro Instituto Royal como se trata a cachorrada!

A corrente dos jogadores do Botafogo é em volta dos pescoços?

Ativistas já começam a se aglomerar na porta do Maracanã pra resgatar a cachorrada que está sofrendo maus-tratos.

Minimalista. ‏@PedradaRN Hernane. Melhor jogador de único toque do mundo.

Botafoguense agora vai ficar com medo de ir ao dentista por causa da broca.

O Flamengo só não pode começar a fazer experiências contra o Botafogo, porque os ativistas vão chiar.

Foi aquele bosta do Mano Menezes que inventou o André Santos no meio, né?

O que aconteceu hoje com o Botafogo? O FLAMENGO aconteceu!

A contusão do Marcelo Moreno é no cotovelo.

O Adriano Galiani foi um gênio ao desovar o Pato nos gambis.

Hoje o Mengão me lembrou muito o Royal Madrid.

Pra vocês terem uma ideia de quem foi o Julinho Uri Geller, imaginem isso que o Paulinho fez hoje multiplicado por 3, em TODOS os jogos.

O teu xará Julinho DID! ‏@tuagloriaelutar Quem dá elástico c a bola no alto é hors concours rs

Acho que todos os botafoguenses já foram mimimir...

E nada mais faço. 4x0 já tá bom demais.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão

Sejemos cinseros e analfabéticos: já não acredito, se é que algum dia cheguei a crer, naquela teoria segundo a qual a queda para a Série B faz bem a um clube de futebol. Até admito que hoje o Palmeiras, por exemplo, está dando muito mais alegrias aos seus torcedores ao pontificar absoluto na segundona do que se estivesse, e certamente estaria, no Z4 da Série A, disputando com o Vasco o discutível privilégio de ser mais um time pequeno a participar da elite nacional.

Mas, exceto o Botafogo, que não ganha nada nem na Série A nem na Série B, de que vale um time ficar sonambulando na primeira divisão, sem qualquer ambição afora roubar pontos de rivais regionais? Melhor faturar um título nacional por ano, mesmo que na segundona. Honroso, ainda que horroroso.

É isto, meus leais detratores: a velha história do autointitulado time “grande” (grande pagador de micos na Série A, isso sim!) que cai pra Série B, e começa, milagrosamente, a livrar 9, 10 pontos sobre o segundo colocado do certame. Em seguida, nova queda, dessa vez a queda na real, ao descobrir que ali é o seu lugar. Que ali é o tal, que ali é rei. Que ali tem título, artilheiro, melhor ataque e defesa menos vazada. Só que, apesar de ser uma situação absolutamente cômoda para agremiações sem passado, presente ou futuro, convenhamos que competir com o vento não reserva qualquer emoção para fãs minimamente exigentes.

O fato é que há times pequenos demais pra Série A, porém gigantes, enormes pra B. De modo que, no melhor estilo Luiz Filho, o Ali Yezzid Izz-Edin ibn-Salim Hanak Malba Tahan do Buteco do Flamengo, proponho a criação de uma divisão intermediária entre a primeirona e a segundona, que podia se chamar Limbo. E pra dar um tchã no novo campeonato, da mesma forma que os quatro primeiros colocados na Série A ganham vagas pra disputar a Libertadores, os mais bem colocados no Limbo teriam lugares garantidos no Campeonato de Pelada do Extra.

Porque os tempos mudaram. Cenão vejemos e erremos: é melancólico ver um jogador do naipe do Seedorf, com sua quilometragem, centimetragem (pausa para frisson nas Laranjeiras e no Morumbi)...

... além de glórias mil em clubes como Real Madrid, Internazionale e Milan ter que encerrar a carreira num Clube cuja única ambição, temporada após temporada, é vencer o Flamengo. É ou não é? E também não é triste ver o Juninho Pernambucano, um jogador que sempre acreditou em todas, inclusive naquela que dizia ter sido o Sport o campeão nacional de 87, pendurar as chuteiras após levar um gancho do STJD por ter mostrado o dedo médio pra torcida adversária? Pô, até a cabeçada do Zidane no Materazzi foi mais digna!

Ah, mas um detrator mais atento poderá me perguntar: “Ô, boçal dos infernos, como você explica alguns times das Séries B e C terem ganhado títulos na Série A, com direito a vice-campeonatos internacionais, na Libertadores e no Mundial de Clubes?”

E eu devolverei de bate-pronto pro campo do adversário: “Boçal dos infernos é teu pai!

Então, voltarei pra casa abatida, desencantada da vida (obrigado, Paulo Vanzolini!), tendo como único alento saber que aquele detrator desbocado também não conseguiria me explicar como o Hernane marca tantos gols.


Duplex Toc Zen

1 - A fim de evitarem novo rebaixamento, dirigentes vascaínos já começam a fazer as contas: 500 mil pra FERJ, 900 mil pra CBF, 2 milhões pra mala branca, 3 milhões pra mala preta, e 50 convites pros bailes de Carnaval no Clube pros juízes, auxiliares e gandulas.

2 - Segundo o matemático Lee Oswald de Souza, o Vasco cairá se 1+1=2 e 3+3=6: Para se salvar, basta que 2+4=7 ou 2x2=49.

3 - Se a Série B fosse espiga de milho...: O Vasco já teria chupado até o sabugo.

4 - Se a Série B fosse consolo...: O Vasco já nem conseguiria mais andar.

5 - O Vasco não é carrinho de rolimã: Mas tá descendo a ladeira.


6 - Pra ser ruim, o time do Vasco tem que melhorar muito: E ainda contratar o João Paulo, o Val e o Negueba.

7 - “Negueba será devolvido ao Flamengo por indisciplina”: Desrespeitou a bola.

8 - O Goiás pode ter o Walter: Mas gordura de verdade pra queimar quem tem é o Cruzeiro.


9 - Chupa, Botafail!: Se vocês têm o GG, o Goiás tem o XG.

+1 - A torcida mais hospitaleira do mundo é a do Botafogo: Sempre cabe mais um. (Também, com quase 40 milhões de vagas sobrando...)


11 - Se Libertadores fosse comida...: O Botafogo já teria morrido de fome.

12 - Se Libertadores fosse pedigree...: O Botafogo já teria sido recolhido pela carrocinha.

13 - Ué, não tem cara feio que pega mulher bagarai? E ator ruim que trabalha na Globo? E gente magra que come pra caramba? E cantor fraquinho que faz sucesso até no exterior?: Então por que o Hernane não pode ser artilheiro do Brasileirão, caramba?!

14 - Brocador, nada!: Hernane Chulapa, porque também tem três pernas.

15 - Panorama do futebol brasileiro atual: Os juízes, sopradores de apito, e os atletas, sopradores de bafômetro.

16 - Se o cara que vai pro estádio bem vestido pra ver o jogo sentado é torcedor “coxinha”, eu, que fico em casa de pijama pra ver o jogo deitado sou o quê?: Torcedor “cochila”?


17 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

"Caguei para o Extra. Andei para o Lance." - Bcbfla, BUTECO DO FLAMENGO

Eu já sei que o Hernane não vai jogar nada hoje. O que me interessa é que ele esteja num dia de gol.

Sim: 3 marceneiros, 2 eletricistas, 4 soldadores e 1 cozinheiro. OBRA DA HORA! ‏@paolo_anderson é Val e mais 10!

Hoje a grande sacada do Jayme foi ter escalado o Carlos Eduardo na sua posição de origem. [Na ocasião, Cazedú ficou no banco.]

"Só o Flamengo mesmo pra dar um tempero especial neste campeonato chato." - @FlanaticoRN10 

O Hernane Brocador é o reserva mais titular absoluto que eu conheço.

"Juninho foi citado em 3 artigos do CBJD: falta, gestos obscenos e provocação."
E por dizer que o Sport foi campeão em 87 não vai nada?

Por falta de datas em 2014, ano da Copa, a CBF bem que já podia considerar este Vasco x Criciúma como válido pela Série B do ano que vem.

Jogaço este Criciúma x Vasco! Ano que vem a Série B vai bombar!

Paulinho bateu de prima, mas devia ter batido de tia mesmo. #TrocadalhoDoCarilho

Inadmissível perder pra um time que caiu, e depois voltou pra Série A como VICE da B!

A massa botafoguense despertou! CUIDADO, MUNDO!

Pra vencer o Mengão, o Botafogo teve que chorar 1 litro certo.

Hoje a cachorrada vai dormir fora da casinha.

O que não pode é botafoguense, sabedor de que não vai ganhar o Brasileirão, tentar transformar uma vitória sobre o Fla em título!

Ilmos. Srs. Botafoguenses,
Sou da teoria de q quem apela pra ignorância perde a discussão.
Então esta aqui eu vou perder: VÃO TNC, SEUS FDP!

Como não quero ser zoado por botafoguenses aqui no Rio, tô torcendo aqui pra amanhã não cruzar na rua com nenhum dos 3.

"A passagem do Negueba pelo SPFW pode ser considerada uma experiência homossexual?" - @alpc26, BUTECO DO FLAMENGO

"São Paulo dispensa Negueba, mas Flamengo também não o quer." Se topar jogar a Série B ano que vem, escolhe camisa no Vasco.

Já imaginaram o Rafinha numa ponta e o Negueba na outra? Nem eu.

Só pra vocês sentirem o grau de bichice que impera no SPFW: lá o Negueba tem status de indisciplinado.

Negueba indisciplinado no São Paulo? Que alívio! Eu tinha entendido "Negueba molestado no São Paulo".

Diz o Carlos Pereira do BUTECO q o SPFC quis o Negueba porque o Luxa disse q tinha alegria nas pernas. Eles entenderam "no meio das pernas".

Dieyson, Jomar, Yotún, Abuda, Jhon Cley, Willie, Dankler, Seedorf, Gegê, Hyuri... Vasco e Botafogo tinham que fazer um duelo de soletração.

A série Ray Donovan é boa, e os atores, idem, mas... EITCHA POVO FEIO!

Alguém conhece essa empresa "CRF" que a Caixa tá anunciando na sua nova camisa?

Ouvi dizer que o "CRF" que patrocina a nova camisa da Caixa é uma fábrica de craques e de títulos, no momento desativada.

Com a desvantagem de ser forte feito um touro. ‏@sergiomrvieira João Paulo é o José Sarney do time do Fla: chance zero de fazer algo de bom.

E o nosso bravo zagueiro Chicão anda cada vez mais lento, inclusive de raciocínio...

Parafraseando Carlos Drummond de Andrade, "Stop. A vida parou ou foi o Cazedú?"

A camisa III do Mengão contém mensagem subliminar a favor da administração atual porque a gola é careca.

AVISO AOS JOGADORES: Se alguém achar um piolho no gramado, ele pertence ao William Barbio.

Tá faltando um jogador com o perfil do Hernane na Seleção do Felipão. O cara que decide final de Copa do Mundo.

Hernane mito: contra gols não há argumentos.

Só pra refrescar a memória da minha querida TL: ANTES do brão, eu vaticinei numa Calúnia que o Hernane seria o artilheiro do certame.

"Lamento muito o fim dos clássicos na última rodada. Votou contra quem é frouxo e cagão. O Flamengo votou a favor" - @Unabomber_Fem, BUTECO 

Não é porque eu brinco que não tô falando sério.

Não sei como a nova Calúnia do Rúbio Negrão vai rolar no "mamadaço mode" em que me encontro no momento, mas CRÔNICA ESPORTIVA É PROS FORTES!

E nada mais faço. De pirraça. Ué, cês não tão dizendo por aí que eu sou “cochila”?

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão

É sério. Antes de reler a coluna de estreia do Adriano Melo no eterno blog da Flamengonet, republicada domingo passado no Buteco do Flamengo, eu já estava pensando em prestar semelhante homenagem ao recém-encerrado e mitológico blog. Ou seja, republicar hoje, aqui e agora a Calúnia com a qual debutei na Flamengonet, que foi ao ar no distante 4 de agosto de 2010. (Não, não foi aquela da Jabulani; a da Jabulani foi a do concurso para novos colunistas.)

Só que, sejendo cinsero e analfabético, havia um pequeno problema: com a fama de vadio que (orgulhosamente e competentemente) ostento, tal tributo ficaria parecendo pura preguiça de escrever algo novo. Porém, todavia, contudo, entrementes, como um pai de família decente, sóbrio e honesto como o Melo também o rendeu, vamos nessa, malandragem! Menos mal ser chamado de saudosista que de mandrião, até porque nem sei o que isto significa.

***

Quem diria... Após devidamente empossado como novo calunista do blog da prestigiosa Flamengonet, eu é que sou obrigado a ler calúnias sobre o alter ego com o qual “nicko”!

E o ingênuo aqui pensando que iria inaugurar uma nova modalidade jornalística, a “calúnia”, quando o Twitter já estava repleto de calunistas muito melhores e mais experimentados que eu!

Admito que pelas referências que somei ao longo de anos de labuta e deslabuta (estes mais numerosos e produtivos), não consigo mais emprego, e nem ao menos voltar a ser sócio do Clube do Ócio, de onde fui expulso por excesso de faltas. Sei que sou um alvo fácil para os calunistas, até por conta da minha imobilidade crônica. Mas não ligo: ter telhado de vidro é muito melhor do que ser sem-teto.

Mesmo assim, tenho todo o direito de me indignar! Apesar de reconhecer que o quadro podia ser bem pior (o índice de acerto do Twitter, por exemplo, podia ser de 100% em vez de 99), até o Oswaldo de Oliveira ou o Paulo Autuori já devem ter ficados pês da vida algum dia!

Mas permitam-me explicar o imbróglio: talvez por só poderem utilizar míseros 140 caracteres, invejosos do Twitter estão tentando difamar a minha desprezível pessoas com vilanias típicas de um Simon sedento de vingança. Refutarei, abaixo, todos os boatos que puderem ser refutados. Ou seja, um total de 8. Quanto aos outros 36 que porventura leiam por aí, peço encarecidamente que me deem o benefício da dúvida.

Boato 1: eu teria feito o “teste do sofá” para conseguir a coluna no blog

Meia verdade. Realmente fiz o referido teste, mas não naquela modalidade em que o atleta precisa relaxar a musculatura posterior da coxa com Hipoglós Amêndoas.

Tentarei ser mais explícito: em nossas tratativas com a administração do blog, o sr. Dão certa feita me disse: “Mermão, o papo aqui é reto!” Foi aí que eu pensei com os meus ainda intocados botões: “Ih, lá vem ‘teste do sofá’...”

Mais tarde, para minha alegria, o sr. Hermínio me esclareceu que reto aqui era só o papo, e que o tal teste de admissão consistia apenas em ficar sentado num sofá assistindo aos vídeos dos melhores momentos do Flamengo, repetindo o mantra “Isso aqui é Flamengo, porra!”.

E assim me submeti à lavagem cerebral, que durou uns 20 minutos ou 48 horas (não me lembro exatamente quanto tempo foi), passando com galhardia nessa prova final de mestrado em flamenguismo avançado.

Boato 2: eu não poderia assinar minha coluna como “Trolhoso”

Ora, o meu alter nego, o Rubro-negão Trolhoso, sempre foi um personagem pautado (e bota pautado nisso!) no ideal de vida que todo ser humano deveria ter direito a levar.

Reconheço com tristeza que infelizmente nem todos podem ter a felicidade de estar desempregados há 3 anos, levando uma vida completamente desregrada e dedicada ao álcool e ao ócio em todas as suas modalidades e categorias mais ordinárias. Mas daí a afirmar que o blog da Flamengonet despreza o Trolhoso vai uma distância enorme!

O que me foi pedido pelo sr. Alex, isto sim, foi para não assinar a coluna usando esse nick obsceno e aviltante, levando em consideração que a média do brasileiro comum se situa entre 11 e 16cm. Fui levado a entender que provocações aos demais comentaristas não seriam bem-vindas e muito menos toleradas.

Boato 3: eu não passo de um vagabundo e chinelinho, com uma autoestima digna de um juiz de showball da categoria juvenil

Verdade. Próximo boato, please.

Boato 4: tentei fazer leilão com o meu passe

Outra meia verdade. Não saco nada de leilões, apesar de ser muito bom naquele lance de “dou-lhe uma, dou-lhe duas e dou-lhe três”. 

O único Leilão que eu conheço é o Leilo José da Silva, segurança da padaria aqui em frente, e que é um negão maior do que eu!

Não houve qualquer stress financeiro durante a negociação com o blog. Como a administração do blog não tinha como pagar o valor pedido, e como o valor que ela podia pagar eu não podia aceitar por uma questão de humanidade com os menos favorecidos, então ficamos no zero a zero.

Uma única e solitária confusão aconteceu durante todo o processo da negociação do meu passe: o sr. Tiago Cordeiro me enviou uma mensagem solicitando que eu entrasse em contato urgente por e-mail, a qual respondi com um “desconheço a razão de estar sendo chamado à chefia, mas só digo uma coisa: NÃO FUI EU!”

Minha resposta, em si, não foi desrespeitosa, mas gerou desconfianças quanto à origem de alguns banimentos sumários que vinham ocorrendo nas madrugas.

Boato 5: eu não passo de um arrivista

Porra, nem sei o que é isso! Mas deve ser mentira, porque quase não leio. A única “arrivista” que eu compro nem é pra ler, é só pra ver as fotos.

Boato 6: só aceito receber em euros ou dólares

Mentira! Aceito €, US$, R$, VR$ (vale-refeição), VT$ (vale-transporte) e até C$ (caixinha, obrigado)!

Boato 7: há dúvidas quanto à minha opção sexual

Outra difamação! Quem me acompanha durante todos esses anos como frequentador ativo, repito, ativo do blog da Flamengonet sabe das minhas aventuras com a sem-teto aqui do meu quarteirão, com a minha faxineira e com as minhas vizinhas universitárias.

Já disse e repito: minha opção sexual é a gratuita.

Boato 8: o futebol nem é meu esporte favorito

Tudo bem, me pegaram nessa meia mentira.

O futebol é, de fato, o meu segundo esporte, mas eu o considero como o primeiro porque o meu esporte favorito, apesar de ser o mais antigo praticado pela humanidade, ainda é muito amador, e não tem regras muito claras: os adversários não usam uniformes, gente que devia jogar no mesmo time às vezes se atraca, o doping para fins recreativos é tolerado, além dos embates nunca passarem no SporTV nas tardes de domingo (até porque a maioria dos narradores e comentaristas da emissora odiaria cobri-los).

E ponto final! Essa foi a segunda e última parte da epopeia da minha contratação pelo blog. Uma contratação aparentemente controvertida, mas que foi, na realidade, tão austera e sigilosa que até agora não sei de quanto será o meu salário.

Mas não importa. Pelo menos aqui eu sou mais querido que suborno, e mais paparicado que esposa traída.

O que importa de verdade é que tudo foi posto em pratos limpos. Espero que na Calúnia da semana que vem eu possa finalmente me dedicar a analisar pura e exclusivamente futebol. Ou seja: quem está dando balãozinho em quem. O bicho que será pago à ex-esposa. Quem deu carrinho, e quem deu carrão. Quem tomou rolinho, e quem levou rolão. Quem é campeão e quem é bi. Quem tá jogando solto, e quem tá mais preso. Quem está comprando, quem está vendendo, e quem está dando de graça. Quem bateu na trave, quem bateu no traveco, e quem entrou com bola e tudo...


Duplex Toc Zen

1 - “Empresário nega saída de Carlos Eduardo do Fla e diz que ele não foi procurado pelo clube”: Nem pelo Clube nem pela bola.

2 - E outra: A temporada do Cazedú vem sendo tão irrelevante, mas tão irrelevante que hoje ele não arruma vaga nem no Inacreditável Futebol Clube.

3 - Daí que a solução pro problema Cazedú é colocá-lo mais na frente: Na frente de um pelotão de fuzilamento.

4 - “Chicão é o candidato do Flamengo ao Troféu Largo Tudo”: Não levo fé. Bom mesmo nesse negócio de “largo tudo” lá no Flamengo era o Mano Menezes.

5 - O maior prejuízo do Mano não será pagar a rescisão: Foi pagar o micão.

6 - “Procurador do STJD denuncia Juninho por mostrar dedo médio para a torcida”: Se deu mal porque o dedo médio é muito comprido, e dá na vista. Se tivesse mostrado logo a “ferramenta” inteira, ninguém nem teria notado.

7 - Após anos de insossos “pontos corridos”, Flamengo, São Paulo, Vasco, Corinthians e Fluminense conseguiram imprimir ao Brasileirão 2013 um sistema ainda mais emocionante que o “mata-mata”: É o “cai-cai”.

8 - O Vasco se encontra na encruzilhada da sua própria história: Ser um time grande na Série B ou um time pequeno na Série A?

9 - Agora, preocupado mesmo tá o vascaíno: Que não é pombo, mas já tá se amontoando nas marquises.

110kg - O Walter do Goiás, coitado, tava com a faca e o queijo na mão pra ser o melhor do Brasileirão 2013: Aí ele não aguentou, e comeu o queijo.

11 - “Quem jogou mais: Renato Gaúcho ou Cristiano Ronaldo?” (Enquete do site Tá na Área): Pra mim, o Gaúcho, porque se o Cristiano Ronaldo come a bola, o Renato comia a bola e quem mais estivesse por perto.

12 - Agora, campanha bonita quem fez foi o Botafogo: Já tá classificado pra Série A em 2014 e tudo.

13 - Continuo afirmando que time grande não cai: Nem time grande nem o São Paulo. 

14 - Não questiono a transparência, a dedicação e a ampla capacidade administrativa dos nossos atuais gestores, mas uma coisas eles ainda precisam aprender: Futebol não é matemática, e especialmente no Flamengo, nem sempre 1 mais 1 é igual a 2.

15 - O futebol do João Paulo me lembra muito o do Beckenbauer, porque ambos tratam a bola com a mesma intimidade: “Mein liebling ball meines herzens.”

16 - Não sei o que é pior: O Flamengo ser rebaixado ou eu ter que me rebaixar a assistir às peladas nojentas de um campeonato com os times mais fracos do mundo.


17 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

"Muricy vê jogadores abalados com pressão: 'Precisamos de homens'" Alguma preferência? Morenos, fortes, altos?

Bateu o desespero no SPFW: Muricy pedindo homens urgente pela mídia!

Léo Moura 450 é legal, mas no momento tô mais focado no Mengão 36.

Jogadores do Flamengo nitidamente envergonhados de jogar com o timeco do Asco Cagama. Vai que algum conhecido pensa que estão na Série B?

Esse Juninho Pernambucano considera o Sport o campeão de 87. Precisa dizer mais alguma coisa sobre o seu caráter?

Esse gol do Mengão abateu o adversário. Botou o Vasco muito pra baixo, literalmente.

"Wallim diz que Mano Menezes ainda não pagou rescisão de contrato com o Flamengo."
Além de rato é caloteiro.

"Técnico do CSKA diz que Vitinho não se adaptou:  'Vou utilizá-lo menos.'"
Um novo recorde na categoria "Caída no Esquecimento"!

"André Loffredo: 'Vasco e Flamengo têm equipes muito fracas nesse ano'"
Perspicaz bagarai...

"Nós já tamu uma bosta..." - Rogério Ceni #GrandesPensadoresDaHumanidade

@diarioflamengo Pra que devolver o Cazedú, não e mesmo? No ritmo em que ele vem evoluindo, daqui a uns 5 anos estará na ponta dos cascos!

Nesta rodada do Brasileirão não estou secando ninguém, apenas dando uma enxugada. #CampeonatoRuimDaPorra

Os clubes que forem rebaixados este ano deveriam ser extintos, porque não merecem jogar no futebol profissional. #LixoDeCampeonato

Melhorou BASTANTE a situação do Vasco, que continua no Z4, só que com bem mais esperança. #CaiTimeMaldito

Se eu não tivesse certeza absoluta de q não há a menor possibilidade de corrupção no futebol eu diria q a rodada de hoje foi toda arranjada.

"O Vasco venceu, mas deve ter sido uma vitória desmotivadora. Venceu quando todo mundo fez o mesmo." - @lavfilho, BUTECO DO FLAMENGO

Foi só o Muricy ter pedido homens que os caras logo se tocaram. 

E pra vocês não ficarem caluniando por aí que nada mais faço, vou lá tirar uma soneca no capricho.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)