terça-feira, 10 de abril de 2012

Calúnia do Rúbio Negrão


“A exposição negativa da marca FLAMENGO, transformada no minúsculo porém eficiente framengo” – Alex do Triplex, big shot do Blog da Flamengonet (5/2/2012)

Então eu li o Fernando Jorge criticando o Evanildo Bechara por este ter afirmado ser correto falar “Framengo” em vez de “Flamengo”, uma vez que cada pessoa deve falar a língua de sua comunidade.

Ou seja, até os intelectuais já sacaram a framenguização do Mais Querido! Depois dessa, não duvido nada que, muito em breve, o termo “Framengo” seja abonado pelo Aurélio, ou mesmo por um Novíssimo Acordo Ortográfico oportunamente firmado com a Nação Arco-Íris por um outro presidente corintiano, fato que selaria a institucionalização da baderna esborniana (ou seria esbórnia baderniana?) que grassa pela Gávea.

Por enquanto, fundamentado na opinião abalizada de Bechara, de que cada um deve falar o idioma dos seus, eu mesmo abuso do “cenão vejemos”, que é, em minha Calúnia, o único erro, um erro cientificamente controlado. Porque, sejemos cinseros, modéstia aparte, eu domino o meu edeoma. Contudo, caros colegas de labuta e deslabuta, jamais se iludam! Flavelados somos com orgulho, dado que pobreza não é antônimo de burrice.

Após minha breve, porém incisiva demonstração de cultura, voltemos à vaca-fria. O “framengo” a que se referiu o melhor e mais Triplex patrão do mercado informal não me pareceu ser o Flamengo dos linguistas, mas sim o Flamengo concreto, aquele dos tijolinhos. O Flamengo da vida real, o Flamengo ao léu. Ou melhor, aos Léos.

Daí que somos obrigados a aturar pretensos rivais a nos zoar pela queda antecipada na Libertadores, uma imensa “paratorcida” (ou seria “páriatorcida”?) constituída de recalcados e invejosos que, convenientemente, se esquecem de que o futebol é cíclico (no caso específico do Adriano, “motocíclico”). Ora, times que hoje estão por cima, amanhã estarão por baixo, ou ainda pior, por baixo e de bruços! E mesmo que os arcoirenses deliberadamente se esqueçam disso, não deixa de ser irônico sermos zoados por torcidas cujos clubes terão, no máximo, mais dois ou quatro joguinhos na Libertadores. No meu humilde entender, por exemplo, se o Flamengo se sagrar campeão do Cariocão, já terá realizado um primeiro semestre de 2012 muito mais satisfatório do que Vasco e Fluminense.

Nunca escondi que não esperava mesmo grande coisa deste nosso time na Libertadores, porque se até os Amigos de Zico de 81, com toda técnica e genialidade, tiveram que enfiar a porrada no Cobreloa pra levar o troféu pra casa, não seria um time que tem medo de divididas a repetir o heroico feito. Pensem, amigos framenguistas: quem aqui achava que o último triênio da atual administração rubro-negra mereceria ser coroado com uma final de Mundial de Clubes da Fifa em dezembro? Os nossos objetivos para 2012 sempre foram muito claros para quem viveu 2010 e 2011: Cariocão e quiçá uma vaguinha na Libertadores de 2013. Mais do que isso já será considerado lucro de 40% ao mês.

Até porque o Luxemburgo deixou uma lição valiosa por ocasião de sua passagem pela Gávea: projeto é algo possível de ser cumprido.

Felizmente mil vezes para nós, nossos rivais nem zoar direito sabem, porque se atêm à gozações futebolísticas quando têm um vastíssimo terreno inexplorado no âmbito político e administrativo.

Mas, cala-te boca! Algum deles pode estar lendo.



Duplex Toc Zen

1 - Como era esperado, Joel priorizou o Cariocão: E “piorizou” ainda mais a Libertadores.

2 - Não é trocadilho, é fato: A nossa defesa é indefensável.

3 - R10 jogando de sacanagem ainda é um dos melhores jogadores em atividade no Brasil: Só perde pro Neymar e pro R10 jogando a sério.

4 - Se vai ou fica, não sei, mas disto o Flamengo não pode reclamar: O custo x meretrício do R10 é SENSACIONAL!

5 - Libertadores: Pensei que o R10 tivesse um pouco mais de experiência em “fases de grupos”.

6 - Eureca! Descobri a verdadeira posição do R10!: O “número 1” do Zagallo. Pena que nem o Zagallo leve mais fé nele.

7 - Conselho ao R10: Esqueça seu futuro, e comece a se preocupar com seu passado.

8 - Deem um desconto pro Wellinton!: Levem em consideração que ele não joga nada, caramba!

9 - O Flamengo de 1981 levava 3 gols, e fazia 4: O de 2012, leva 3, e faz festa.

1910 - Antes que me acusem novamente de analfabeto, permitam-me usar este espaço para instilar um pouco de cultura na plebe ignara. A frase “Fulano encerrou sua carreira no Botafogo” indica: a) Um pleonasmo, b) uma fatalidade, c) um empresário inepto ou d) que Fulano estava bichado?

11- E na frase “Beltrano matou os desafetos com uma peixeira cega”, Beltrano é: a) Sujeito composto, b) sujeito oculto, c) sujeito simples ou d) sujeito macho?



12 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao):

Jogo do Barcelona é como um episódio de Alcatrash: os mocinhos sempre vencem no final.

Senhores passageiros eu podia estar aqui pedindo uma ajuda aos senhores, mas acho que vou matar, roubar e estuprar mesmo MÃOS AO ALTO GERAL!

O Flamengo ainda tem chances matemáticas na Libertadores do ano que vem.

Parei com o Flamengo! A propósito, quando será o próximo jogo?

O R10 tem que encerrar a carreira enquanto ainda tem um nome a zelar. #Adriano2Amissao

O problema não é o Mengão depender de uma combinação de resultados pra seguir na Libertadores. O problema é: COMBINAR COM QUEM?

Sem querer esnobar quem trabalha, mas... que sensação boa ser vagabundo na véspera de uma segunda-feira!

Nem no quesito chororô o Vasco consegue ser The Best. Acho bem inferior ao Botafogo. #ViceDeNovo

"Ator enforcado acidentalmente ao representar Judas não corre risco de morte ." Daí que perdeu a chance de ganhar um Oscar póstumo.

"Moradora se depara com cobra de 3m na garagem e alívio só vem após 20min." UAU! Vai rolar o vídeo???

Ainda tenho esperança de trabalhar na Globo nem que seja como ator. #DesafioSubCelebridade

E nada mais faço.


[Post originalmente publicado no Blog da Flamengonet]

Nenhum comentário: