quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Calúnia do Rúbio Negrão

Sejemos cinseros e analfabéticos: admito não gostar de futebol, apenas de Flamengo. O que não quer dizer que eu odeie o esporte bretão. Nada disso. Até porque o futebol é um dos raros esportes, se não o único, em que o mais fraco tem chances reais e concretas de vencer o mais forte. Não é como o basquete, o MMA e a política.

Trata-se, o futebol, realmente e felizmente, de uma “caixinha de surpresas”, de um bumbum de bebê, de uma cabeça de juiz, de onde podem emergir tanto Adrianos ressuscitados quanto Muralhas deslumbrados. É um melting pot, um lamentável melting pot, que o Walter do Fluminense esvazia fácil, limpa o fundo, e ainda é pago pra isso.

Cenão vejemos e erremos: por mais que desejássemos a vitória de ontem do Flamengo sobre o Atlético-GEnérico, nosso freguês fraterno e eterno, ninguém em sã consciência, e no auge de sua generosidade, apostaria mais do que duas ou três caixas de cerveja nela. Ora, zebras acontecem. No caso específico do futebol, manadas inteiras, e muitas vezes na mesma rodada. 

De onde pessoas esclarecidas aprendem que no futebol, não apenas shit, mas cheat happens also. Porque no esporte bretão, tudo é muito mais relativo do que em outros assuntos. A começar pelo elenco dos clubes. Um elenco forte e pontualmente remunerado pode pagar um mico histórico em casa, diante da sua torcida, enquanto outro, bem mais modesto e financeiramente fragilizado, pode se superar lá longe, num tremendo alçapão, tipo La Bombonera.

A tal relatividade também está nas redes sociais, leal delator, digo, detrator. No Twitter, por exemplo, apuradores futebolísticos não se cansam de anunciar transações com percentuais na casa dos 99%, enquanto seus seguidores se cansam menos ainda de ridicularizá-los. Só que estes, os seguidores, se esquecem completamente de que o Twitter é uma rede estrangeira, que opera utilizando medidas diferentes das nossas. Ao usuário brasileiro cabe checar uma tabela de conversões de unidades: assim como 1 galão americano equivale a 3,79 litros brasileiros, 99 por cento twitter equivalem a uns 40, 50 por cento brasileiros.

Já deram cinco parágrafos? Então fui.


Duplex Toc Zen

1 - Que o Atlético-GEnérico fique satisfeito com o campeonato mineiro, Série B, Série A e até a Libertadores kgada: O que não pode é ganhar a Copa do Brasil, para não desvalorizar também esse título. 

2 - Só acha o plantel rubro-negro fraco quem não conhece o verdadeiro significado da palavra: Segundo o Houaiss, “plantel” é um grupo de animais de raça, de boa qualidade, especialmente. bovinos e equinos, reservados para a reprodução.

3 - Já o Fluminense não pode ter macho alfa no elenco: Se não os macho gama.

4 - Injustiça eleitoral: Por que o presidente Lula, corintiano, deu um estádio padrão FIFA de presente pro Corinthians, e o presidente Médici, rubro-negro roxo, não deu nada pro Mengão?

5 - Premiação retroativa: A Globo tinha que dar um milhão pra cada participante do Big Brother 5, só por ter ficado na casa junto com o Jean Wyllys. PQP, cara chato!

6 - Graças ao visual dos nossos boleiros, o esporte bretão vai mudar de nome: Para esporte bregão.

7 - Corpo mole?: Como empregado de empresa especializada em lavagem, bem que o Walter podia estar mais sequinho.

8 - E vocês aí, que não votaram na presidenta Dilma, chega de mimimi e chororô!: Não vai doer mais nada, porque agora a cabecinha já entrou toda.

9 - Não existem ateus em avião caindo...: Nem em jogo do Mengão.


2x0 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

Não sei se é verdade, mas caso seja, pra que o Aécio construiu um aeroporto se já tem um avião em casa?

Um grande apurador aqui do Twitter me disse que Aécio está 99% certo.

"Filha de Demi Moore e Bruce Willis publica foto com lagartixa e exibe axila peluda"
Depois dizem q celebridades não sabem educar os filhos.

Nenhum time escala Luiz Antônio e Muralha juntos impunemente.

O Léo estava sendo bem mais útil na UTI.

O Jeferson é goleiro de Seleção, sim, mas de Seleção do Dunga.

Hoje o Muralha jogou muita bola. Bola de graça pro adversário.

Não consigo processar o que aconteceu com o outrora promissor futebol do Luiz Antônio.

Luiz Anta-ônio: você joga menos que o Muralha. Não gostou? ME PROCESSA!

Perto do Luiz Anta-ônio, o Muralha é um Amaral.

Esse Elton já jogou bem mais que isso, só não sei em que encarnação.

Dos 4 semifinalistas da Copa do Brasil, o Galo é o mais rodado, porque já disputou até Série B.

Todos os times brasileiros jogam a mesma mesmice, mas o Flamengo tem algo a mais.
Um dia a NASA explicará aos leigos.

E nada mais faço em 2014, porque agora que já passaram o Carnaval, a Copa, e as eleições, vêm aí o Natal e o ano novo .

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)

Nenhum comentário: