quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Calúnia do Rúbio Negrão

“Há campeões de tudo, inclusive de perda de campeonatos.” - Carlos Drummond de Andrade

Sejemos cinseros e analfabéticos: conheci um cara mais flamenguista do que eu, mesmo sabendo que, a despeito de estarmos no século XXI, os parâmetros para tal avaliação ainda são bastante nebulosos. Trata-se o referido portento de um rubro-negro mineiro que, entre outras façanhas, se gaba de nunca ter sido assaltado no Rio de Janeiro, apesar de já morar aqui há quase duas semanas.

Quer dizer, o cara sabe das coisas. Como eu disse, um portento. Não é apenas um mineirinho come-quieto, mas sim um “torce-quieto”, que apareceu faminto aqui no boteco do Portuga em busca de um tutu de feijão, mas acabou se contentando com o pãozinho de queijo bem razoável da cálida esposa do dono do estabelecimento. Sim, o Portuga em pessoa, que ainda não faz a menor ideia de que está alimentando um inimigo em sua própria casa, porque pensa que a camisa rubro-negra que o Mineiro enverga é da Seleção alemã. Sim, o Portuga pensa que o cara é alemão por causa do sotaque.

Mas voltando à vaca-fria,  o Mineiro é mais flamenguista do que eu, não porque ama o Flamengo excessivamente, mas porque odeia o Vasco inacreditavelmente. Um exemplo: assim que terminou o Flamengo x Maccabi, enquanto eu comemorava o título mundial do basquete rubro-negro como se fosse o do futebol, ele me interrompeu pra perguntar quanto tinha sido o jogo do Vasco pela Série B.

“E eu sei lá de Vasco, ô Mineiro? ‘Saporra’ ‘inda’ existe?” 

“Claro que existe, uai! Trem bão esses mancebos. Não perco um jogo deles.”

“Cê tá brincando! Você gasta pilha de radinho pra acompanhar esse lixo?

“Pilha de radinho e de calculadora, porque já ando fazendo umas continhas aqui pra ver se o Vasco nem sobe nunca mais...”

Confesso que, apesar de ser parte de uma nação em franca expansão, me senti pequeno. Cenão vejemos e erremos: como pude me esquecer de me esquecer da existência do nosso ex-rival figadal, por mais que ele tenha se tornado irrelevante? Como pude deixar que o Flamengo desviasse o meu foco do mais delicioso prazer da vida, a saber, ver o Vasco se phoder? Quanto tempo precioso venho perdendo contando pontinhos flamengos a duras penas conquistados na Série A quando a verdadeira diversão está aqui ao lado, ou aqui embaixo, como preferirem, na Série B repleta de incontáveis alegrias, histórias engraçadas, momentos felizes e situações hilariantes?

Neste ponto, o leal detrator deve estar se perguntado duas coisas: “O que tem a ver odiar o Vasco com amar o Flamengo?” e “Por que estou perdendo o meu tempo lendo essa bobagem?”

Para responder à segunda pergunta, ó detrator, tu terás de perscrutar tua própria alma, caso a possuas, mas quanto ao primeiro questionamento, tá aqui na ponta da língua, ou do dedo indicador direito: o amor verdadeiro exige que amemos as mesmas coisas que o objeto do nosso amor ama, salvo se o objeto do nosso amor for uma mulher.

E outra: o verdadeiro amor exige que também odiemos o que o nosso amado odeia. E amemos o que nosso inimigo odeia, e odiemos o que ele ama, e acho que estou começando a me perder aqui.

Só sei que o meu novo amigo Mineiro ama de paixão o Roberto Dinamite, mas isso é lá entre eles.


Duplex Toc Zen

1 -  O São Paulo já teve um tal de Serginho Chulapa: Agora, o América-RN me aparece com um tal de Rodrigo Pintão...

2 - O Vasco não vai subir nem com Viagra: Porque em São Januário não tem água pra engolir com o comprimido.

3 - Na ponta do lápis: Se o Botafogo dispensar mais algum jogador, vai acabar tendo mais torcida que elenco.

4 - A gente percebe quão baixo está o nível do futebol brasileiro quando...: Jogador que amarelou na Copa é destaque no Brasileirão.

5 - “Joel Santana recebe alta e tira pontos”: Ué, virou juiz do STJD?

6 - STJD: Sacanas Torcedores-Juízes Doentes.

7 - “Torcedores do Botafogo não aparecem em encontro marcado com Assumpção”: A Kombi deve ter enguiçado.

8 - É muito mais fácil ser treinador da Seleção do que ser presidente da República: Porque presidente não pode escolher o povo com que vai trabalhar.

9 - “Flu e patrocinador preveem 2015 de vacas magras no clube”: O boi gordo Walter já está salivando.

171 - “Flu chega a dois meses de salários atrasados sem previsão de pagamento”: E o elenco tricolor já pede a contratação do Emerson Sheik.

11 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

Como bem disse o @lavfilho, eu também apoio integralmente a Marina.
Marina Ruy Barbosa.
Faço tudo o que ela quiser. 

A única disputa em que o Vasco se daria bem é numa eleição, porque o vice tem direito a ir pro segundo turno.

Você jamais se arrependerá de ler minha Calúnia mais do que eu me arrependo por tê-la escrito

O que tem mais postura de presidente no debate é o Bonner.

Acho que no domingo o meu voto novamente será no Macaco Tião.

"Brasil treina com 6 desfalques e Jefferson pronto."
Só pra satisfazer uma curiosidade minha: alguém ainda acompanha esse troço de Seleção?

E nada mais faço, o que, por sinal, adoro não fazer.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)

Nenhum comentário: