quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Calúnia do Rúbio Negrão

Respeito aqueles que apreciam, e até os que incensam o garoto Neymar. De fato, hoje ele sobra na turma sub-20, e em certos jogos até na sub-39.

Mas, por amizade e consideração aos meus pares, preciso fazer um alerta. Algo que todos aqui já sabem, mas muitas vezes, devotados que são ao belo futebol, acabam ignorando: a evolução do jogador não é contínua nem incessante. Um garoto de 19 anos que engole a bola viva não significa necessariamente um genial adulto de 28.

Eu poderia ser simplista, e reduzir tudo ao simples fato de Neymar ser feio, folgado e ter cabelo ruim. Mas creio que a questão evolucional de seu futebol seja mais pertinente ao escopo desta escandalosa encheção de linguiça.

Quando começou, Ronaldo iria superar Pelé. Robinho idem. Até o nosso R10 desfrutou o status de “candidato a Pelé” (nunca de “candidato a Zico”, porque este é inimitável). Houve momentos nas carreiras dos citados em que se chegou a crer que tudo era uma questão de “mais um ou dois anos de evolução”.

Só que deu no que deu. Pelé é Pelé, Robinho é Robinho, Ronaldo é Ronaldo, e Ronaldinho é Mengão.

Porém, não quero me estender na minha análise futebolística, porque o futebol brasileiro é uma instituição falida. Onde já se viu o primeiro título rubro-negro de 2011 datar de 1987?


Duplex Toc Zen

1 - Putfire Futebol e Regatas: Se o Botafogo fosse um time de basquete da NBA com sede em Miami, seu nome certamente seria Mimimi Heat.

2 - Bombei na balada: Na noite de sábado passado, o Andre Cardoso levantou uma bola maravilhosa, uma verdadeira assistência (sem trocadilho): “Como diria o Barney, dos Flintstones: Hei, Wilma, cade o Fred?” O Fred? Tá internado na UNIMED.

3 - “Ótimo poste Rúbio. Como sempre.” – Bosco Ferreira: Bosco amigo, ótimo “poste” era o Çousa.

4 - “CBF reconhece Fla como campeão em 87” – Globo.com: Não tô entendendo mais nada... Então agora o Flamengo virou hepta?

5 - Direto da minha prancheta pro Papai Joel: O Vasco jogar para o Romário, a gente entende. O Corinthians jogar para o Ronabo, também. Até o Flamengo jogar para o Ronaldinho é aceitável. Agora, o Botafogo jogar para o Loco Abreu é, além de tudo, preguiça mental!

6 - Corinthians: Sem Ronabo, fora da Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana. É um bando de loucos mesmo.


7 - Injustiça: Por que o Luxa impediu o “Muralha” de usar o seu apelido, enquanto alguém chamado “Negueba” desfila absoluto pelos pastos nacionais? Se o Muralha passou a ser Luiz Phillipe, o mais justo e racional é que o Negueba passe a se chamar Luiz Phillipe II, ora bolas!

8 - Extrapolando: “Só não digo que quero o Luxa fora do Flamengo pq como Cordeiro comentou o Caio Jr parece que está voltando...e tudo menos este cara. Mentira. Prefiro ele ao Silas. Aliás prefiro até Hélio dos Anjos ao Silas.” – Henrin. O que prova que o Silas não é parâmetro para nada.

9 - “Ronaldo pede desculpas por não ter jogado no Flamengo” – Lancenet: Tá desculpadíssimo, meu filho! Obrigado eu!

C - Unimense: De que adiantou ter um excelente plano de saúde se não resistiu ao mata-mata?

11 - “Assis é convidado para time de beach soccer do Fla” – Lancenet: Que, provavelmente, também contará com Adriano.


12 - Muhlemberguianas: Como o Muhlemberg comparou, muito adequadamente, o recebimento da Taça de Bolinhas com o roubo da Jules Rimet, pergunto: será que o Juvenal vai preferir derreter a taça a devolvê-la ao legítimo dono?

13 - Explosivos: Se o C4 já causa um senhor estrago, imaginem o que vai causar esse tal de C13.

14 - Procura-se: Cadê o Wonderley?

E nada mais faço.

Nenhum comentário: