domingo, 11 de dezembro de 2011

EU, COACH



Por Leila do Flamengo

Terminada a temporada 2011, começa a fase negra das especulações, do vai e vem, barcas, botes, naufrágios e resgates, possíveis reforços etc e tal.

Queridos amigos do Buteco e visitantes, que tal aproveitar o período e brincar de coach? Já deixo de antemão ressalvado que sou mera curiosa e meus conhecimentos sobre tática ou posicionamento são mais do que amadores e superficiais. Trata-se apenas de um interesse, algo que recentemente chama cada vez mais minha atenção.

Imaginem um tabuleiro pintado de verde, com as seguintes peças a disposição:

Goleiros: Felipe, Paulo Vitor e Vinícius.

Zagueiros: Alex Silva, David Braz, Ué e Gustavo.

Laterais direitos: Leo Moura e Galhardo.

Laterais esquerdos: JC, Egídio, Alvim e Magal.

Volantes e meias: Airton, Maldonado, Willians, Muralha, Renato Abreu, Kleberson, Luiz Antônio, Bottinelli, Fierro, Vander, Tiago Neves e Ronaldinho.

Atacantes: Deivid, Jael, Diego Maurício, Negueba e VAGNER LOVE***

*** Acho interessante imaginarmos o Fla 2012 com e sem o artilheiro do amor. Almejado por 9 a cada 10 rubro-negros, tenho a impressão que muitos o enxergam simplesmente no lugar do Deivid, mas se esquecem que o Love é 2° atacante. Sua eventual compra tem várias consequências pro esquema como um todo, algumas mencionadas mais abaixo, mas que tal imaginá-las?

Intrinsecamente relacionado à escalação está o esquema tático a ser definido.

O "esquema da moda", inclusive usado pelo atual campeão brasileiro, é o 4-2-3-1. No caso abaixo, serviu de modelo pra seleção do Brasileiro feita pelo André Rocha, do blog olho tático (e responsável pela criação das imagens utilizadas no post, com exceção da última):



Nesse esquema quem eu imagino?


Felipe;


Leo Moura (ou Willians improvisado), se não vier um desejável reforço pra posição;


Alex Silva e David Braz (se não vier um desejável reforço pra posição)


JC;


Airton e Muralha;


Na linha de 3, R10 centralizado, TN na esquerda, Thomás (ou Luis Antônio) na direita.


Deivid


Não vejo muito o Love nesse esquema, seria o atacante aberto na direita? Talvez. Colocá-lo no lugar do Deivid, a meu ver, seria "matar" o jogador. Ele não costuma fazer o pivô e nem jogar de costas (até onde sei), entre os beques.


Em 2011, passamos boa parte do tempo jogando no esquema conhecido como árvore de Natal, o 4-3-2-1. Um esquema considerado por muitos como retranqueiro, já que privilegia a defesa, a base maior da árvore:



Já na reta final do campeonato, vimos o Deivid mais recuado, compondo um 4-3-3 (http://a-prancheta.com/wp-content/uploads/2011/12/Vasco-x-Flamengo-Dec.2011_POSICIONAMENTO-2.jpg). Jogamos no 4-3-3 também no início do ano, com Ronaldinho como falso 9, lembram?



Esse é o esquema do badalado e pra mim encantador Barcelona. O 4-3-3 com falso 9:



É fácil notar que nesse esquema os volantes têm papel preponderante. Nada mais, nada menos que Xavi e Iniesta é que fazem o esquema funcionar. Por óbvio e ululante, não é possível fazer o mesmo com Renato e Willians, como foi tentado ao longo do ano.


Nesse esquema, eu faria um teste com as seguintes peças:


Felipe;


Leo Moura (ou Willians improvisado), se não vier um desejável reforço pra posição;


Alex Silva e David Braz (se não vier um desejável reforço pra posição)


JC;


Na linha de 3 volantes: Airton centralizado; Muralha na esquerda, Luiz Antônio na Direita;


Na linha da frente: TN, R10 (o falso 9) e Love (ou o contrário). Sem o Love, Thomás comporia o ataque.


A questão é, os meninos já estão preparados pra assumir a titularidade? E mais do que isso, é um esquema em que mais do que nunca a linha de volantes e do ataque TÊM que jogar próximas, o time têm que ser muito compacto e muito entrosado. Pode dar certo, mas é preciso treino, treino, treino...


Pra inspirar o pessoal, um time mágico pra mim, o Fla de 87, no 4-3-1-2:




Goleiros, laterais e zaga é desnecessário repetir.


Imagino Airton de 1o volante, Bottinelli onde está o Zinho, Muralha ou Luiz Antônio no lugar do Aílton, R10 na posição do nosso eterno camisa 10, TN de um lado, Love do outro. Pode dar caldo hein...


Por fim, deixo uma última opção, o Fla no 4-4-2, com TN e R10 recuados:




Nesse esquema, entraria o Love no lugar do Diego Maurício.

Não enxergo, contudo, o Tiago Neves recuado, pra mim é um jogador com faro de gol, finalizador.

Mas, é aquilo, o importante é o COLETIVO funcionar, se um ou outro tiverem que ser sacrificados em prol de um bem maior, que é ver o Flamengo como uma máquina, uma engrenagem a pleno vapor, sou favorável.

Agora é com vocês, ilustres butequeiros e visitantes, sem timidez rs

Deixe a imaginação fluir e conta pra gente qual seria a escalação e o esquema tático ideal pra fazermos bonito na Libertadores 2012.

SRN!

Nenhum comentário: