segunda-feira, 25 de julho de 2011

NOS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE

Por Leila do Flamengo


E eis que revemos a chamada carroça desembestada, sem Tiago Neves e Ronaldinho. Segundo palavras do cidadão paranaense, acharam por bem forçar um cartão amarelo (hã??). Assim, desde o jogo truncado contra o Palmeiras, já começamos nos preparando mal pro jogo contra o Ceará.

O Fla inicia a partida jogando a bola pra lateral. Os mais supersticiosos veem no início inusitado um mau presságio. Mas nossa fé rubro-negra segue inabalável.

Primeiro tempo bom, com amplo domínio do Mengão, que tem na posse de bola sua melhor característica. Encurralamos cada vez mais o vovozinho e, finalmente, num erro da defesa cearense, inauguramos o placar em Macaé.

Gol que nasceu do cruzamento perfeito de Junior Cesar (tô gostando cada dia mais desse baixinho), cuja bola encontrou Renatão Canelada sozinho lá pelo 2º pau do gol adversário. O craque do século, tão por mim criticado, num arroubo de centroavante emendou de prima, com a perna e a canela direita mesmo.


Um ou outro revés faz o coração vermelho e preto bater mais rápido, mas nada que um bom travessão não tenha dado conta, né Felipe?

Fim de tarde em Macaé, a noite se avizinha e, numa espécie de maldição de lobisomem neo-clássica futurista às avessas, o time volta irreconhecível pro 2º tempo. O que deram pros nossos valentes no vestiário?

Sei que o vovozinho de repente passou a acreditar que era Vozão e veio pra cima, ignorando o mando de campo e qualquer outra circunstância alheia. Enquanto isso, o Flamengo se encolhia cada vez mais, dando espaço pro adversário. Jogando de forma desinteressada e morosa, o Fla parecia acreditar que a lua e a inabilidade adversária nos garantiria o placar mínimo (o que por si só já é uma mediocridade). Ledo engano.

Luxa, que infantilmente deu ouvidos a 2 ou 3 gatos pingados que o xingaram no 1º tempo, escalou mal o banco e também errou nas substituições. Em total contradição com o que vinha apregoando antes, pedindo pra torcida ter calma pra não queimar os meninos da base, eis que elege um jogo complicado pra lança-los EM BLOCO.

Não bastasse ter iniciado o jogo com Luis Antônio, no curso da partida ainda coloca no fogo João Vitor e Thomás. Sem falar no Vander, que não é da base, mas é também um garoto e entrou muito mal. Ele vinha sem ritmo de jogo, em função da contusão (confesso que não achei que estaria tão sem ritmo assim e confiei no treineiro), mas, de qualquer forma, o imaginei jogando ao lado do Bottinelli, no meio, com DM e Deivid no ataque, num desejável 4-4-2.

Apenas esclarecendo, acho que podemos e devemos colocar alguns meninos da base pra pra jogar sim, mas um de cada vez, aos poucos, em jogos já definidos e com o time sem tantos desfalques. Adoto uma posição intermediária nesse assunto. Adryan, com 16 anos, ainda está novo demais. Thomás com 18 anos, Negueba e Diego Maurício (que também estrearam com 18) já reúnem condições. Se for um novo Pelé, tá bom, a gente abre uma exceção e libera com 17.

Enfim, todos sabem o resumo da ópera, Vander perdeu a bola próximo a área adversária, o jogador alvinegro a conduziu até nossa defesa, sofrendo único combate do Deivid. (Aliás, não sei porque cargas d’água ele agora se manda toda hora pro meio e abandona a área, como se lá ficassem uns 2 ou 3 atacantes nossos.)

Luiz Antônio, que jogou muito bem no 1º tempo, principalmente no apoio, a ponto de poder ser confundido com um meia ou um ponta direita, devia ter prestado auxílio ao Deivid, assim como o Willians, mais lá atrás. Leo Moura também apenas observa desinteressado a jogada transcorrer no seu setor.

Mas a defesa toda para e respira aliviada quando vê a bola finalmente em pés flamengos. Mal sabiam que se tratava do horroroso Welinton, o maior entregador de paçoca da atualidade rubro-negra. Ao invés da famosa bicuda, ele, “jenialmente”, dá um generoso passe pro meio, pasmem, pro adversário, que não perdoa e empata o jogo. Nosso delivery-mor ainda nos brinda com um salto constrangedor, deixando a bola passar no meio das pernas.

Faltam apenas 10 minutos e apelamos pra mais um dos meninos. Estreia e responsabilidade de fazer o placar. Time desarrumado. Não, não é assim que se deve fazer Luxemburgo. Mas, dos males o menor, Thomás estreou bem, apesar de não ter tido tempo hábil pra mudar o placar. Quase fez, mas um incômodo jogador cearense estava lá na área, como uma barreira pra atrapalhar seu chute. Mostrou personalidade nosso urubu-dourado, como é apelidado.


Acredito que perdemos (tá foi empate, mas com sabor de derrota) esse jogo pra nós mesmos. Tudo começou com a estratégia esdrúxula dos cartões e me pergunto se não houve uma certa dose de soberba até do nosso técnico, ao escalar o banco, subestimando o adversário. Lembro que apesar de poucas opções, tínhamos Fierro, Rodrigo Alvim e David Braz como jogadores que podiam jogar improvisados como volantes ou o próprio Muralha, um pouco mais calejado. Um erro grande, a meu ver, foi ter tirado o Diego Maurício, que bem ou mal prendia alguns alvinegros no campo de lá. Também não teria sacado o Bottinelli, que apesar de não estar fazendo grande partida, devia assumir o meio de campo, ainda que jogando no sacrifício. Aliás, não sei porque, passados tantos meses, o argentino ainda não tem gás pra 90 minutos.

Mas, de todos os erros, o pior é o Flamengo não jogar como Flamengo. Fazer um golzinho e se acovardar, se encolher todo, não matar o jogo, não jogar pra frente, não se impor frente a um adversário fraco, jogando EM CASA. Não é a primeira vez que isso acontece e time que quer ser campeão não pode dar esses moles e adotar essa postura. Diga-se de passagem, critico bastante esse esquema tático que estamos utilizando, mas isso é papo pra outro post.

Agora, que venham as sardinhas!

SRN da Leila do Flamengo.

Ele vibra, ele é fibra,
Muita libra já pesou.
Flamengo até morrer eu sou
!

14 comentários:

Henrin disse...

Parabéns Leila pela coluna!

Excelente escolha RNT!

Rafael_Mengão disse...

Parabéns Leila! Fanstástico!!!

Henrin disse...

Só não gostei desta foto do Renato no post. Retira, por favor! Estou jantando!

RONI-PEDRA DE GUARATIBA disse...

Parabens Leila,muito bom o texto!
Só acho que teria que ter uma foto sua de biquini com o Escudo do Flamengo!
Ps. Com todo respeito!rsrs
Ps.2.A Coluna será publicada toda Segunda?
FLAternal abraço e parabens ao blog pela escolha!

Carioca - Renato e + 10 disse...

SenSaCioNal!

Rúbio Negrão disse...

Parabéns pelo texto. Concordei com tudo, até com a foto do Renato Atômico.

Ronel disse...

Parabéns, Leila!
Bela estréia!

Lu Mattos disse...

Leila,
ótima coluna e magistral estréia, mas todos os méritos devem ir para o RNT que "descobriu" o talento rsrs.

Nelson Bata de Oliveira disse...

Ótimo texto, bela estréia, parabéns pela coluna Leila.

patrick disse...

Bela estreia!

O fim do texto, então, perfeito! Um parágrafo resumindo muito bem o que esperamos quando o Manto é envergado.

Anônimo disse...

parabéns leila, boa sorte pra vc e pro trolhoso também, só um pitaco: " acho que podemos e devemos colocar alguns meninos da base pra pra jogar sim, mas um de cada vez, aos poucos, em jogos já definidos"...flamengo e jogo definido não cabem na mesma frase...kkk...abraços e boa sorte...

Gabriel disse...

Parabéns pela coluna, Leila!

Ricardo Ferreira disse...

Que beleza de coluna!

Texto bom de se ler, análise tática, pitadas de humos...nasce um talento! Parabéns!!!

Só acho que deveria tomar cuidado com esse Senhor de Engenho chamado Rúbio-Negrão. Com a notória vontade de trabalhar que ele tem, e vc escrevendo bem desse jeito, ele vai te colocar para trabalhar sozinha neste latifúndio...rs

Russ disse...

Parabéns Leila, otima coluna.