domingo, 31 de julho de 2011

O REENCONTRO

Por Leila do Flamengo

Ainda com o jogo do século em nossa mente e bem guardado num lugar cativo em nosso coração, o mais querido voltou a campo, agora contra o tricolor porto-alegrense, clube formador e cheio de mágoas para com nosso atual ídolo e craque Ronaldinho.

Minha maior preocupação era com a ressaca do jogo passado. Vai que um indesejável excesso de confiança ou um defenestrável salto alto, que invariavelmente leva a quedas e tropeços, passa a frequentar o cotidiano de nossos valentes?

Já minha maior dúvida era: voltaremos a jogar como antes ou o jogo de 4ª feira foi realmente um divisor de águas, no que diz respeito à qualidade do futebol que vamos passar a apresentar? (Claro que não esperava nada semelhante ao jogo contra o Santos. Minha dúvida era apresentaremos um futebol mais próximo àquele que apresentamos contra o Flor ou mais próximo ao último confronto?)

A preocupação, justificada pelo jogo contra o Ceará, pós-conquista do carioca, felizmente se mostrou infundada. Já a dúvida...

Claro que o resultado foi excelente, isso é indiscutível. Evidente que o adversário montou um ferrolho, povoando o meio de campo com volantes, priorizando a escalação de jogadores de defesa. Mas nós também não contribuímos muito com o estimado esporte bretão, ao escalar o trio parada dura Renato-Airton-Willians. O Flamengo fica muito engessado quando os 3 jogam juntos. A velocidade, o bom toque de bola e aquelas investidas pelo lado direito, realizadas pelo Luiz Antônio, fizeram falta. O time fica mais leve, mais solto, mais veloz e bem mais perigoso.



Mas e a defesa? Sim, esta também fica bem mais vulnerável. Na minha opinião, é o caso de adotar o famoso ditado “um é pouco, dois é bom e três é demais”. 2 brucutus pra proteger a zaga é o ideal nesse esquema e com o elenco que temos. Portanto, é preciso optar por 2 dos 3 acima citados.

Utilizando critérios meritórios, não me resta dúvida que a dupla eleita seria formada por ninguém mais, ninguém menos que o nosso raçudo Pit Bull e nosso brabo Rottweiler (ainda em fase de adestramento rs).

Airton não fez uma boa partida, mas bem ou mal nos salvou no último instante de um gol adversário, que certamente mudaria os rumos da peleja. Além de tudo, ajuda nas bolas altas e nossa defesa melhora sensivelmente quando ele está em campo.

Willians, só pelo pulmão geneticamente superior, faz jus à escalação.

Sobra ele, o insubstituível, querido por muitos, odiado por vários. Homem de confiança do comandante, não marca, é lento, deu pra entregar bolas, erra passes fáceis, se limita a observar o desenrolar de várias jogadas em que estamos tentando recuperar a posse de bola, se retira de muitas jogadas e sim, causa profunda irritação nesta que vos escreve. Eficiente na arte de enganar, serve basicamente pra bater faltas de longa distância e atuar como FATOR COBERTOR CURTO. Sim, pois com ele em campo, se joga apenas o Willians, a defesa fica fraca, se joga o Airton também, é o ataque que fica comprometido.

No próximo jogo, ficaremos sem o Willians. Luiz Antônio segue lesionado, Maldonado idem. Dessa forma, Muralha devia ser cogitado, nem que fosse pro banco.

Deus é pai e “Welinton-marca-bola-e-tome-bicuda” estará suspenso. Gostaria de ver o Alex Silva ou o Gustavo estrear, mas desconfio que o segundo foi contratado apenas pra ser segurança do CT. Quem deve jogar mesmo é o David.




Finalizando, no dia do reencontro, R10 saiu-se notavelmente bem em seu reencontro particular, desequilibrando mais uma vez uma partida a nosso favor, reencontramos a nossa já íntima e sempre muito bem-vinda vitória, mantivemos logicamente a nossa cada vez mais intimidante invencibilidade, time e torcida se reencontraram, agora mais unidos, e reencontramos um futebol mediano, mas muito competitivo.

Que venham os smurfs do papai Joel!


"Sou FLA FLA ela é TE TE,
Sou FLA FLA ela é TE TE"


(Ivete, cantando trecho da música do rubro-negríssimo Jorge Ben Jor, no sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo.)

10 comentários:

Mauro Neves disse...

Assino embaixo Leila, o esquema ideal para o Flamengo seria sem o Renato no time, pois este sobrecarrega e muito o Airton (que tem que sair para armar o jogo, o TN e o RG, estes últimos na armação das jogadas. A vitória de ontem foi obrigação, pelo fraco time do Grêmio e pelo Flamengo estar numa fase melhot.E o ótimo momento do Ronaldinho me faz acreditar que vamos terminar com esta freguesia para o Cruzeiro na quarta. E ainda bem que o Welinton não joga o próximo, espero que o Alex Silva já esteja disponível.
Abraços e SRN.

Rúbio Negrão disse...

Mauro, apesar de eu ser "Renatista" confesso, admito que seu rendimento caiu muito, chegando a passar a entregar bolas muito perigosas no meio de campo.

Luiz Antônio, Airton e Willians merecem a titularidade, com o Botti correndo por fora.

SRN do RNT!

Rocco Fermo disse...

Negao e Leila,
O que me alucina no Renato e quando ele resolve inverter uma jogada de uma ponta a outra logo ali na altura do meio campo e nessa a bola e interceptada, ou seja, o time adversario esta todo de frente pro nosso campo e essa jogada e simplesmente fatal, essa jogada pra ser feita e preciso um jogador com completa intimidade com a bola. Essa jogada mata um torcedor do coracao, to falando serio.

Rúbio Negrão disse...

Rocco, é a pura verdade. O segundo gol do Santos começou assim. E contra o Grêmio houve jogada parecida.

Eu gosto dele, mas como o Renato não leva cartão, não sai do time nunca.

Unabomber Flamenina disse...

Rocco, além disso minha pressão vai nas alturas quando Willians, Airton e as vezes até o TN ou o Botti estão tentando recuperar a bola e ele fica apenas olhando, assistindo, como se nem fosse com ele.

Obrigada pela visita!

Rocco Fermo disse...

Eu costumo brincar(falando serio) que comecar os jogos com Williams, Uelinton and Airton e rezar pra nao terminar com 8. E preciso se fosse pssivel, quando escar um ou outro nao escalar o outro...nao e uma loucura?

Rocco Fermo disse...

Negao,
Me manda um "logo" de voces, que e vou colocar no Buteco em nossos amigos.

patrick disse...

Não gosto muito do futebol do Renato, mas não o acho horrível.

Mas com as opções do elenco, realmente, tem que ser Aírton e Willians. E olha que assim a saída de bola já fica prejudicada, mas penso, que com esse elenco é a melhor opção.

E para piorar, esses três volantes jogam na mesma linha. Ontem, no Engenhão, foi fácil perceber isso em diversas ocasiões. Se ainda fosse um meio campo em losango, poderia ser um pouco menos pior. Mas não...

Sinceramente, acho que tem que melhorar para ser campeão. Até pq pode melhorar facilmente. De qqr forma, é ganhar do Joel e 3 partidas, teoricamente, mais fáceis!

SRN!

Unabomber Flamenina disse...

Patrick, muito bom ter a visão de quem foi ao estádio e pode realmente ver como o time está distribuído em campo.

Também enxergo essa linha burra e acho que temos todas as condições pra jogar ainda melhor.

Obrigada pela visita, SRN!

Rocco Fermo disse...

Negao e Leila,

O Buteco abracando o blog de voces.
Link lancado.

Sucesso, muito sucesso!!!